A deputada estadual Joana Darc (PL) destacou durante Sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (7), a decisão do Congresso Nacional sobre a criação da Polícia Penal em âmbito Federal, Estadual e no Distrito Federal. Para a parlamentar essa conquista irá otimizar o serviço da polícia e integrar os agentes penitenciário ao Sistema de Segurança Pública (SSP). “Isso irá permitir que nós possamos regulamentar a carreira dos agentes penitenciários e que possamos garantir a atuação efetiva deles nos estabelecimentos penais”, explicou a deputada.
Joana Darc ressaltou ainda que a aprovação da proposta deverá possibilitar a abertura de concurso público para contratação de novos agentes penitenciários.
A deputada destacou a luta dos servidores penitenciários do Amazonas em busca de melhorias para categoria e esclareceu que com a aprovação da PEC os benefícios irão alcançar os servidores públicos que atuam na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. “Desde o início do ano eu tenho recebido a categoria dos servidores públicos que integram a SEAP, e tenho conversado exclusivamente com os agentes penitenciários. Precisamos valorizar os agentes que cuidam da segurança dos presídios, e fortalecer a categoria. Com a aprovação da PEC vamos conseguir dar mais celeridade aos avanços e conquistas para estes servidores”, declarou Joana Darc.
A parlamentar aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho de ressocialização que o Governo do Amazonas está desenvolvendo com presidiários do Amazonas, e a economia para os cofres públicos, uma vez que estes estão atuando nas reformas de prédios públicos do estado.
Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)
Texto: Assessoria da Deputada
Ariane Araújo (92) 99485-4095
Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647