Na manhã desta quarta- feira (21), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), participou da reunião do Grupo de Trabalho (GT) que trata sobre o manejo sustentável e comercial de Jacarés no Amazonas, na Superintendência Federal do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Abundante em toda a Amazônia, jacarés podem ser uma nova fonte de renda para populações ribeirinhas da região. Esta é uma das bandeiras de lutas defendidas por Sinésio Campos. O parlamentar propõe a criação de uma política pública para o manejo sustentável e comunitário de jacarés no Amazonas, como forma de geração de renda e crescimento econômico ao Estado e principalmente às comunidades ribeirinhas.
Segundo ele, foi feito um levantamento pelo Grupo de Trabalho, coordenado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa, que identificou que o Amazonas tem potencial para ter uma cadeia produtiva sustentável do animal, que possa se utilizar o couro para fazer; bolsas, sapatos e cintos, a carne para alimentação e a carcaça para produzir ração.
“Nosso intuito não é apenas cobrar, mas também contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento do Estado. Por isso constituímos também um relatório e estamos na luta juntamente com os órgãos competentes para que esses animais não sejam mais vistos como predadores e sim como fonte de renda para quem precisa e que pode trazer um crescimento enorme para a nossa economia, ou seja, uma alternativa econômica que pode melhorar a vida do cidadão do campo que sofre com os constantes ataques de jacarés”, afirma Campos.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013