Com o objetivo de atender e agilizar alguns processos do setor madeireiro do município de Novo Aripuanã (a 228 quilômetros de Manaus), o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10/10), o prefeito do município, Jocione dos Santos Souza.
O encontro, que ocorreu na sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus, contou também com a participação de alguns proprietários de madeireiras de Novo Aripuanã.
Além de verificar o andamento de alguns processos, como a Licença de Operação (LO), o prefeito solicitou que o Ipaam faça uma vistoria no município para dar mais agilidade em alguns processos e também tirar outras dúvidas dos envolvidos no setor.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, as demandas do setor madeireiro foram trazidas para o Instituto e, tudo o que for possível, será feito ao máximo para ser atendido. “São demandas que já foram tratadas na reunião com a Fieam e com representantes das federações do setor madeireiro, e todas as demandas que foram colocadas hoje já foram encaminhadas”, disse.
Com a atividade que movimenta a economia do município, o prefeito de Novo Aripuanã, Jocione dos Santos, destacou que essas indústrias madeireiras geram emprego e renda no local envolvendo cerca de 600 famílias. “O Ipaam tem uma importância fundamental na legalização desses processos, nós temos um potencial madeireiro muito forte, há cerca de 11 empresas grandes explorando a madeira, e hoje nós queremos a celeridade e a viabilidade dos processos”, explicou.