Geral
16 de Agosto de 2019 às 17h50
IP: tráfico de animais silvestres é um dos maiores comércios ilegais do planeta
O programa de notícias do MPF vai ao ar às sextas-feiras, 20h, na TV Justiça e depois fica disponível no Canal MPF, no YouTube
Divulgação Interesse Público
Cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza a cada ano, segundo o Ibama. A prática só perde para o tráfico de armas e de drogas e contribui para o desequilíbrio ecológico. Na segunda reportagem da série especial sobre a Fiscalização Preventiva Integrada em Pernambuco você vai ver que o Ministério Público Federal (MPF) trabalha com outros órgãos para inibir essa prática.
No Amazonas, indígenas da etnia Yanomami se sentem ameaçados com a constante circulação de garimpeiros e traficantes de drogas em suas terras. Um plano de gestão territorial e ambiental da terra indígena está sendo discutido para melhorar a situação e incluir os Yanomami nas decisões sobre o território deles.
Uma comunidade em Minas Gerais luta para ser reconhecida como descendente de quilombolas para permanecer nas terras onde vive há anos, mas que está em processo de desapropriação.
No quadro Acontece nas redes você vai ver de onde vem o sal de cozinha. Se esse mineral tão comum no nosso cotidiano não for manipulado e armazenado de forma adequada pode causar danos ao meio ambiente.
Você vai conhecer, ainda, uma parceria do MPF com a Liga Mundial de Surf: o projeto Praia Limpa, que pretende reciclar todo o lixo plástico produzido durante a etapa mundial da modalidade, no Rio de Janeiro.
Tudo isso e muito mais você confere no Interesse Público desta semana.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, inédito às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.