Geral
13 de Setembro de 2019 às 16h15
IP desta semana desembarca em Rondônia e mostra problemas que ameaçam Amazônia
Interesse Público foi à terra indígena Karipuna, em Rondônia, para mostrar os crimes ambientais que colocam em risco parte da floresta na região. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h, pela TV Justiça e pelo canal do MPF no YouTube
Foto: Reprodução/Interesse Público
Desmatamento, queimadas, pesca e caça irregular são alguns dos problemas que afetam a região amazônica. Nesta edição, o Interesse Público mostra, na segunda reportagem da série “Amazônia em Chamas”, como está a situação da região amazônica, em Rondônia. No estado, o Ministério Público Federal (MPF) investiga várias denúncias sobre crimes ambientais na terra indígena Karipuna. Segundo estimativa, os danos à floresta já ultrapassem os 22 milhões de reais em prejuízos.
Na Paraíba, o MPF lança a cartilha “Cidadão em Ação” para alertar a população sobre a importância de fiscalizar o uso do dinheiro público. O objetivo do projeto é combater a corrupção nas instituições públicas.
A preocupação com possível rompimento de 455 barragens também será pauta nesta edição. Desta vez, a equipe do IP visitou algumas regiões de Mato Grosso do Sul para mostrar que moradores de 55 municípios no estado estão preocupados. O motivo: após avaliaçõe,s foi constatado que muitas não recebem a manutenção adequada.
Reforma da Previdência é tema de discussão em São Paulo. Especialistas e o Ministério Público debateram os impactos da reforma na vida de mulheres, da população negra, LGBTs e deficientes.
E uma boa notícia para população do Rio de Janeiro: a Justiça seguiu entendimento do MPF e estabeleceu uma zona de amortecimento na Rebio Tinguá, reserva declarada pela Unesco, patrimônio da humanidade.
Tudo isso e muito mais você confere no Interesse Público desta semana.
Onde assistir– O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6400
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr