Os defensores públicos que atuarão na Calha do Médio Solimões, interior do Amazonas, tomaram posse na manhã dessa quinta-feira (27) no Auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os cincos novos defensores serão alocados no quarto polo da Defensoria Pública no interior, que será inaugurado no mês de julho, em Tefé (distante 523 km de Manaus em linha reta), e atenderá os municípios de Maraã (634 km), Juruá (674 km), Uarini (565 km), Alvarães (531 km), Jutaí (751 km) e Fonte Boa (678 km).
O deputado estadual, Carlinhos Bessa (PV) destacou que o novo Polo garante atendimento para uma região com cerca de 200 mil habitantes, sendo a maioria de comunidades ribeirinhas, que nunca tiveram assistência jurídica. “O trabalho desses defensores é de fundamental importância para que possamos oferecer mais dignidade e justiça para um povo que sempre foi esquecido. Todos receberão de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica”, disse o parlamentar.
Bessa parabenizou o atual defensor público geral pelo projeto de interiorização da Defensoria. “O Dr. Rafael Monteiro deixará uma marca histórica na vida do cidadão interiorano. Tem pessoas que nunca tiveram acesso a seus direitos por nunca terem recebido nenhum tipo de assessoria jurídica. É um momento importantíssimo para as pessoas do Médio Solimões”, finalizou.
O defensor público geral, Dr. Rafael Vinheiro Monteiro, ressaltou a importância da parceria entre a Defensoria e gestão municipal de Tefé. “Ficamos felizes com mais esse grande passo que demos neste projeto. Só conseguimos levar a defensoria para o Médio Solimões, por meio do apoio que tivemos da Prefeitura Municipal de Tefé e do deputado Carlinhos Bessa, que sempre atendeu as nossas demandas na Assembleia”, destacou.
O agora defensor público, Murilo Menezes, único amazonense a tomar posse na manhã de hoje, salientou necessidade de levar atendimento àqueles que vivem longe da capital. “A defensoria pública, em Tefé, irá trabalhar para garantir os direitos dos cidadãos. Infelizmente esses municípios não possuem uma atuação efetiva do Estado. O principal foco da nossa atuação será levar essa assistência aos desassistidos para que possamos garantir a emancipação social com apoio na área da família e criminal. Nas comunidades ribeirinhas a nossa atuação será com mutirão de atendimentos”, relatou.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Rafael Simões (92) 99102-9790
Foto: Alexandre Linhares