Geral
26 de Julho de 2019 às 13h45
Impacto do inquérito policial na segurança pública é tema de seminário no MPF em SP
Diálogo envolvendo diferentes instituições, universidade e sociedade civil será o primeiro de uma série e será realizado em 21 de agosto; inscrições podem ser feitas até 5/8
Arte: Ascom MPF
Uma discussão interdisciplinar e interinstitucional sobre segurança pública envolvendo sociedade civil, academia e representantes de órgãos de persecução penal para debater os impactos do inquérito policial sobre a segurança pública. Essa é a proposta da primeira edição da série “Diálogos Interinstitucionais”, que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará em São Paulo, no próximo dia 21 de agosto, a partir das 14h30.
Participarão do seminário como debatedores o sociólogo Michel Misse, do Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o procurador regional da República Marcelo Freire e a delegada da Polícia Civil de São Paulo Fernanda Herbella Maia. Misse é doutor em sociologia e autor do livro “Inquérito Policial no Brasil: Uma Pesquisa Empírica”. Fernanda é doutora em direito pela PUC/SP e professora da Academia de Polícia Civil de São Paulo. Freire é coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa da Cidadania, da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial do MPF e do Grupo Estratégico de Enfrentamento à Violência no Rio de Janeiro.
Os três discutirão o papel do inquérito policial e seu impacto na Segurança Pública, promovendo uma discussão não apenas jurídica mas para todas as pessoas interessadas. “A ideia é fomentar o debate entre as diversas áreas da unidade, abrindo diálogo com a sociedade sobre temas que nos são caros”, explica o procurador da República Daniel de Resende Salgado, um dos idealizadores da série de debates, proposta à ESMPU em conjunto com a procuradora da República Ana Letícia Absy e a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Lisiane Braecher.
A série Diálogos Interinstitucionais deve ter pelo menos mais um seminário este ano. Os dois próximos eventos deverão tratar sobre “Liberdade de Expressão e Imprensa” e “Populações Vulneráveis no Sistema Prisional”. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até 5 de agosto. Para se inscrever é preciso se cadastrar no site da ESMPU. A atividade dá direito a um certificado. Leia o edital.
Serviço
1º Seminário Diálogos Interinstitucionais: Inquérito Policial e Segurança Pública
Data: 21 de agosto
Inscrição: até às 12h de 5 de agosto
Local: Centro de Apoio da ESMPU em São Paulo (Procuradoria da República em São Paulo – Rua Frei Caneca, 1360, Consolação, São Paulo/SP)
Vagas: 96 vagas
Custeio: NÃO haverá custeio de hospedagem, alimentação e transporte
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo*
Informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
[email protected]
@mpf_sp
facebook.com/mpfsp
* Com informações da assessoria de comunicação da Escola Superior do Ministério Público da União