A semana de 14 a 18 de outubro foi de intensas atividades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Sessões Especiais, Sessões de Votação com extensas pautas e a entrega do Título de Cidadão Amazonense ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux foram alguns dos eventos realizados.
Na segunda-feira (14), o Auditório Senador João Bosco recebeu um ciclo de palestras sobre câncer de mama e câncer de colo de útero, que teve como palestrantes os médicos Maria Eugênia Seffair e Euller Ribeiro Filho, respectivamente. O evento faz parte das ações da campanha Outubro Rosa e foi realizado em parceria da Diretoria de Saúde e Comissões de Saúde e da Mulher, da Aleam.
Neste mesmo dia, às 13h, os 110 anos do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram celebrados em uma Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araújo. A homenagem foi uma iniciativa da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), e contou com a participação do reitor da Ufam, Silvio Puga, e profissionais da instituição.
Na terça-feira (15) a Sessão Ordinária teve debates, Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado Adjuto Afonso (PDT) para o diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) falar sobre os programas “Amazônia Conectada” e “Rede Estadual de Telecomunicações”; e Sessão de Votação de extensa pauta com 40 matérias na Ordem do Dia.
O destaque foi a aprovação de 8 títulos de Cidadão do Amazonas, dentre eles os de autoria do presidente da Aleam, deputado Josué Neto, concedido ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux; e o de autoria do deputado Cabo Maciel (PL), ao vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Mourão (PRTB). No período vespertino foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Banco da Amazônia (Basa) pela passagem dos 30 anos de fundação e pela execução do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A iniciativa foi do deputado Adjuto Afonso.
As atividades da semana seguiram na quarta-feira (16), com debates no Plenário Ruy Araújo sobre energia elétrica, prevenção ao suicídio e a lei delegada aprovada há duas semanas pela Assembleia Legislativa e que possibilita ao Governo Estadual realizar, entre outras coisas, a reforma administrativa.
O destaque deste dia foi a Sessão Especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias a 34 profissionais de educação. O evento teve início às 13h, no Plenário Ruy Araújo e foi presidido pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB), Therezinha Ruiz (PSDB) e Dra. Mayara. A homenagem deu início à Semana Estadual de Valorização do Educador, em alusão ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.
Na manhã da quinta-feira (17) os deputados repercutiram o início das obras para produção de gás no Campo do Azulão, localizado entre os municípios de Silves (204 km distante de Manaus) e Itapiranga (227 km). Na Ordem do Dia foi realizada a segunda Sessão de Votação da semana, com a análise de 35 matérias, onde 32 foram aprovadas e 1 veto governamental e 2 Projetos de Lei (PL) foram retirados de pauta.
Através de propositura da deputada Dra. Mayara Pinheiro e deputado Serafim Correa (PSB), a Assembleia Legislativa realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro. A Sessão aconteceu no Plenário Ruy Araújo, e homenageou médicos Marcus Barros (infectologista), Leny Passos (hematologista) e Jesus Pinheiro (mastologista), representando toda a classe dos profissionais da medicina.
A sexta-feira (18) também foi de homenagens, iniciando às 9h, no Auditório João Bosco, foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Sauim-de-coleira, de iniciativa da deputada Joana Darc (PL).
Às 10h, no Plenário Ruy Araújo, o vice-presidente do STF Luiz Fux recebeu o título de Cidadão do Amazonas. Por iniciativa do presidente Josué Neto e na presença de diversas autoridades como o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), senador Omar Aziz (PSD), ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Yara Lins, presidente do Tribunal de Conta do Estado (TCE-AM), dentre outros, o ministro Luiz Fux agradeceu a honraria e se declarou emocionado.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo