Nesta terça-feira (7/5) foi discutido no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de lei nº. 287/2018, de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), que dispõe sobre a liberação da obrigatoriedade de passagem na catraca dos ônibus no transporte coletivo de Manaus à pessoas que sofram de obesidade severa ou mórbida.
De acordo com o projeto, a liberação da catraca deve ocorrer logo após o pagamento da tarifa. Deverão ser fixados nos ônibus informativos visíveis para que os passageiros tenham acesso às informações sobre esse direito.
“A nossa intenção é evitar constrangimentos. Quem sofre dessa doença sabe como é difícil enfrentar algumas situações do dia a dia. Pegar um ônibus pode ser tarefa fácil para alguns, mas essas pessoas sofrem ao ter que passar na catraca por exemplo, por isso fizemos esse projeto, para ajudar essas pessoas a terem mais facilidade no dia a dia”, ressalta o parlamentar.
A obesidade é considerada um problema de saúde publica e impõe enormes limitações aos que sofrem desse mal. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta a cidade de Manaus entre as seis capitais brasileiras com o maior número de pessoas acima do peso recomendado.
O PL nº. 287/2018 vai á 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade.
Texto: Assessoria do vereador Hiram Nicolau
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM