Na segunda-feira (26/8) o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei nº 121/1018 de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), que propõe disponibilização de no mínimo 3 (três) cadeiras de rodas não motorizadas nos cemitérios públicos e privados no município de Manaus, para utilização de seus usuários. O Projeto de Lei 121/2018 vai à sanção do prefeito de Manaus.
As cadeiras de rodas devem ser mantidas junto à administração ou agência funerária dos respectivos cemitérios, com fácil acesso, sempre limpas e em perfeitas condições de uso.
O vereador Hiram Nicolau aponta que o Projeto de Lei pretende aumentar a acessibilidade dentro dos cemitérios no âmbito municipal, tendo em vista as dificuldades de locomoção até os jazigos.
“Nos diversos sepultamentos que ocorrem aqui em Manaus, normalmente estão presentes pessoas idosas ou muito debilitadas emocionalmente, e, eventualmente também pessoas com dificuldade de locomoção por outros fatores. Então é apenas uma questão de ajuste, acredito que não vai haver nenhum problema para que a prefeitura disponibilize essas cadeiras de rodas nos cemitérios da capital, para dar uma estrutura ás pessoas”, afirmou o parlamentar.
Desta forma, a disponibilização de cadeiras de rodas se torna uma importante prestação aos que se encontram nesta situação no interior dos cemitérios, afirmou o parlamentar.
Texto: Mariana Rocha (Assessoria do vereador)