Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Há 30 anos, Escola de Equitação Tiradentes forma atletas de hipismo no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Há 30 anos, Escola de Equitação Tiradentes forma atletas de hipismo no Amazonas

10/10/2019
Compartilhar

10:15 – 10/10/2019
FOTO: Divulgação/SSP-AM
 
Uma relação de amor, dedicação e muita parceria é o que há entre os alunos, carinhosamente chamados de cavaleiros e amazonas, e os cavalos da escola de Equitação Tiradentes, do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), da polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A escola, que atualmente trabalha com 12 alunos, proporciona a prática do hipismo para crianças a partir dos 7 anos de idade, trabalhando nos alunos a atenção, o equilíbrio, a coordenação motora, a postura e o condicionamento físico. E todos os benefícios são notados pelos pais em casa e no desenvolvimento da criança ou do jovem, na escola.

“Ela (filha) está há dois anos aqui. O desenvolvimento dela melhorou em quase tudo. Postura, estudo, ficou mais atenta. É motivo de orgulho”, é o que conta o servidor público Marcelo Melo, 50, pai de Gabrielly, 12, uma das alunas da escola.

A garota diz que sempre gostou de cavalo e descobriu a escola de Equitação por meio de uma amiga. No início, até cogitou abandonar a atividade. “Eu pensei em desistir por medo, mas depois eu fui me acostumando mais, e desistir é uma coisa que está bem longe de acontecer”, disse.

Na escola, o amor pelos cavalos e, sobretudo, pelo esporte, também foi passado de mãe para filha. Paula Pedroso, hoje com 32 anos, começou a montar aos 7 anos de idade e já participou de inúmeras competições. “É um amor que a gente tem, e é algo de que eu gosto tanto. E, além de ser um esporte, é uma coisa que realmente traz prazer. Estar em cima do cavalo, galopar, saltar, é muito prazeroso”, comentou.

Paula precisou se afastar do esporte por 10 anos. Agora, com Antonella Pedroso, de 7 anos, que pediu para começar a praticar hipismo, pôde voltar e ainda vê-la seguindo os seus passos. “Eu fiquei muito feliz porque ela mesma demonstrou interesse, e a gente só estava aguardando a idade para ela poder começar para vir. E ela ama”, falou, orgulhosa, a mãe.

“Aqui é um bom lugar para fazer hipismo, eu aprendo muito bem aqui com o professor, com a minha mãe como exemplo, com os amigos”, contou a pequena Antonella.

Filho de oficial do Exército e apaixonado pelo esporte desde criança, Eduardo Lobão é instrutor da escola desde a sua fundação, há 30 anos, e afirma que a escola de Equitação Tiradentes, além de proporcionar o esporte, também ajuda a formar cidadãos.

“Em cima desse conceito do esporte, a PM vem formando cidadãos, porque a gente, além de aplicar todas as técnicas do esporte olímpico, do hipismo clássico, também desenvolve nessas crianças a autoestima, a autoconfiança. Chegam crianças aqui com um medo total de cavalos e depois se acostumam, acabam saltando, acabam competindo, gostando do esporte”, disse o instrutor.

Competições – Dos 12 alunos da escola de Equitação Tiradentes, sete estão em competições. Isso porque as outras crianças começaram este ano e ainda estão no início da aprendizagem, requerendo um tempo de adaptação até que o instrutor perceba que o aluno está apto a competir.

Em setembro deste ano, os sete alunos participaram da III Etapa do campeonato Amazonense de Hipismo, realizada na Hípica Nilton Lins, com o patrocínio da Federação Amazonense de Hipismo. A equipe se sagrou entre os vencedores premiados no evento desportivo amador, que reuniu competidores de Manaus e de municípios do interior.

A equipe também participou do campeonato Amazonense de Hipismo, no início de outubro.

escola – A escola de Equitação Tiradentes foi fundada em 1989, sendo a pioneira no Amazonas. Representa um dos instrumentos de aproximação da PMAM com a sociedade. As aulas acontecem de segunda a quinta, das 19h às 20h, na Cavalaria da PM, localizada na rua Tiradentes, bairro Dom Pedro l, zona centro-oeste de Manaus. A mensalidade custa R$ 250.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Esporte, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Militar, Região Norte do Brasil, SSP-AM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima reforça apoio ao setor primário e social com entregas em Beruri e Anori

22/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

22/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia projeto de melhoria da infraestrutura de laboratório em Tefé

22/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura salas de Telessaúde em Beruri e Anori, alcançando mais da metade dos municípios do Amazonas

22/08/2025
Governo do Amazonas

Parintins vai ganhar laboratório de análise de água, construído pelo Governo do Amazonas

22/08/2025
Governo do Amazonas

Profissionais da FVS-RCP recebem treinamento em primeiros socorros na programação do curso Mais Saúde com Agente

22/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus