10:50 – 31/10/2019
FOTO: Divulgação
Apresentação será nesta sexta-feira (1º/11), no Teatro da Instalação, com entrada gratuita
Com uma adaptação questionadora, baseada no romance “Querô – Uma reportagem maldita” (1976), do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, o Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentará, nesta sexta-feira (1º/11), o espetáculo “Querô – O Selvagem da Rua”. A apresentação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, acontecerá no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), às 19h, com entrada gratuita.
Tiago Oliveira, coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu, conta que o espetáculo marcará a estreia do novo elenco do Grupo Experimental. “O grupo cresceu: saímos de oito alunos para 22. Um elenco muito jovem, com muita vontade de fazer o melhor. Todos motivados e disciplinados”, afirma.
Com classificação indicativa para 16 anos, o espetáculo conta a cronologia perdida do personagem Querô – filho de uma prostituta que se suicidou tomando querosene –, através do olhar selvagem sobre sua vida, nascimento e entrada no mundo do crime, mostrando todo tipo de violência por ele vivido. A montagem apresenta várias versões de Querô vagando pela alucinação doentia dos personagens da Casa Vermelha, da perversidade social e em vultos de lembranças de sua mãe; assim como seu anseio por soberania, emancipação, autodeterminação, afirmação e desejo de vingança.
Tiago Oliveira destaca a complexidade do espetáculo. “Fazer ‘Querô’ foi um desafio para o grupo. O espetáculo tem uma temática complexa, com texto de um autor brasileiro conceituadíssimo que é o Plínio Marcos. Os professores foram incansáveis na adaptação do texto, na concepção cênica, na preparação dos alunos”, pontua.
O espetáculo, que nasceu dos estudos sobre Teatro brasileiro e linguagens de estéticas do teatro físico e oprimido, faz um questionamento ao público: “onde estão nossos Querôs da atualidade?”.
FICHA TÉCNICA
“Querô – O Selvagem da Rua”
Direção: Elizeu Melo
Assistência de direção: Ednelza Sahdo
Coreografia: Eugênio Lima
Elenco: Brisa Ramos, Eduardo Oliveira, Victor Severo, Lincoln Cifer, Mario Jorgi, Mayara Cabral, Neuriza Figueira, Jacqueline Ketrin, Bianca Gomes, Vânia Rosas, Manoel Messias, Gabriel Ricardo, João Gouveia, Silvio Gomes, Bruna Pollari, Guilherme Peixoto, Will Porto, Patrycia Gonçalves, Paúllo Santos, Cacau Gonçalves, Helder Jheyson, Paula Baptista
Serviço: Espetáculo “Querô – O Selvagem da Rua”, com o Grupo Experimental de Teatro do Liceu
Data/hora: Sexta-feira (1º/11), às 19h
Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro
Classificação: 16 anos
Entrada: Gratuita
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas