“O Governo vai impor uma verdadeira roleta russa nos SPAs da capital”. Foi com essa declaração que o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) denunciou nesta quarta-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), a determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em diminuir pela metade a quantidade de cirurgiões nas cinco principais unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em Manaus, localizados no Alvorada, Coroado, Galiléia, Zona Sul e Joventina Dias.
Segundo a decisão da pasta, a partir do dia 1º de outubro, as unidades terão apenas um médico cirurgião em plantão. Na visão do parlamentar, a medida causará transtornos no Sistema Básico de Saúde (SUS) e no atendimento à população. A pasta alega que o corte irá poupar R$ 4 milhões ao ano. “Venho aqui trazer um assunto que vai refletir no povo do Amazonas. A partir do dia 1º de outubro, os SPAs terão um cirurgião a menos e isso vai trazer um grande problema para a população. Eles alegam uma economia de R$ 4 milhões por ano, como se problema da saúde fosse esse valor”, anunciou o parlamentar, reclamando do constante caos no setor.
“Diminuir os serviços de saúde não é economia, é falta de gestão. Os SPAs já sofrem com um grande atendimento e com essas decisões a população vai para onde? Para o já sufocado João Lúcio e 28 de Agosto. Faço um apelo para que a Susam faça uma reflexão sobre o tema porque isso causará um prejuízo à população num sistema que está em colapso”, explicou Barreto.
O líder da Minoria ressaltou, ainda, a importância do médico cirurgião e afirmou que a denúncia do corte dos profissionais nos SPAs partiu do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), que reprovaram a decisão da Susam. “Nós temos nove SPAs em toda a capital e o papel do cirurgião, quando o caso é mais grave, é estabilizar o paciente até que se faça a remoção para uma unidade intensiva. Já os casos pequenos, de média e baixa complexidade, se faz lá mesmo. Recebi a denúncia do Sindicato dos Médicos, ou seja, é médico afirmando que vai ter prejuízo à população. Eu preciso entender as razões dessa retirada. É preciso que a Susam possa se posicionar a respeito porque é uma medida desastrosa, que pode levar à morte”, ponderou.
Insensibilidade
Por fim, o deputado criticou ainda a falta de sensibilidade do Governo para tomada de decisões com a população que necessita dos serviços da saúde pública. “Eu fico preocupado quando escuto o vice-governador falando como se o Governo estivesse andando nos trilhos. E olha que ele já foi secretário de saúde, mas se comporta como se fosse o pequeno príncipe, num mundinho de faz de contas. Só que a realidade diária do Amazonas é outra. Precisamos de sensibilidade. Se não voltar atrás, o Governo vai impor uma verdadeira roleta russa nos SPAs”, finalizou o parlamentar.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Wilkinson Cardoso