Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira

17/07/2019
Compartilhar

Geração de emprego e renda, segurança, recuperação de estradas vicinais, erradicação de lixões e a criação de um free shop em Tabatinga são algumas das demandas apontadas pelas comunidades dos municípios  de área de fronteira do estado e que vão orientar a formulação de um plano de desenvolvimento para esta região, por meio do Núcleo para o Desenvolvimento da Área de Fronteira do Amazonas (Niffam).

 “Precisamos levar políticas públicas assertivas para as populações da região de fronteira”, resumiu a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Tatiana Schor, na 23ª reunião do Niffam, realizada nesta quarta-feira (17/07), no Centro Cultural Povos da Amazônia. As populações da região fronteiriça, destacou Schor, são as que detêm alguns dos piores índices de desenvolvimento humano do país, o que torna urgente e imprescindível a implementação dessa tarefa.

 Na esfera da Seplancti, o Niffam foi criado por meio do Decreto 32.729/2012, com a tarefa de articular ações de integração e desenvolvimento na região fronteiriça do estado, com foco no Desenvolvimento Econômico, Socioambiental, Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

 O Amazonas compartilha cerca de 3 mil quilômetros de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela, abrangendo os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Ao todo, o entorno da região fronteiriça abrange 21 municípios amazonenses.

 Para redimensionar as políticas para a fronteira, o Niffam passará por uma reestruturação, adiantou a secretária, que prevê a revisão do decreto de criação do programa e do regimento interno, além de articulações para novas parcerias, diagnóstico da rede urbana da região de fronteira e a criação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira, entre outras ações.

Jornada – Em junho deste ano, uma missão formada pelo secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, e pela secretária executiva Tatiana Schor, percorreu as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Foram discutidas com prefeitos e técnicos das cidades e organizações da sociedade civil as estratégias para a reativação do Niffam.

 Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a intenção era aproximar e buscar a colaboração dos gestores dessas cidades na construção dos projetos do Governo. No giro pelas três cidades foram discutidos projetos como os Arranjos Produtivos Locais (APL) e as consultas públicas ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Ciência e Tecnologia, Decretos, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Japurá, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Saúde, Tabatinga, Tecnologia, Universidade Federal, Universidades, Venezuela
Redação Informe Manaus 17/07/2019 17/07/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

04/07/2025
Governo do Amazonas

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

04/07/2025
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

04/07/2025
Governo do Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus