O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), finalizou nesta quinta-feira (15/08) a entrega de 277 móveis escolares, que serão enviados para as escolas da Rede Pública Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).
Ao todo, foram adquiridos por meio do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove): 119 armários e 158 conjuntos de professor, compostos por mesas e cadeiras, movimentando R$ 188.525 mil em recursos para as pequenas movelarias do interior do estado.
Os produtos foram confeccionados pelas empresas C.F da Silva, no município de Manacapuru; A. Costa Santana Filho, no município de Rio Preto da Eva; Elson Paulino, no município de Carauari; e pela empresa Valdir Bezerra, no município de Lábrea.
O presidente da ADS, Flávio Antony Filho, destaca a importância da Agência para o fortalecimento do setor primário no Amazonas. “A fabricação desses móveis movimenta toda uma cadeia produtiva, fomenta a geração de emprego e renda nos municípios e valoriza a produção local por meio do trabalho de moveleiros, marceneiros, manejadores de madeira e pequenas empresas. Só neste ano, quase 20 municípios se credenciaram no programa”, comenta.
Nos últimos oito meses, a ADS adquiriu um total de 2.153 móveis escolares, gerando um total de R$ 1.303.505 em recursos para 16 movelarias credenciadas. Os municípios que participaram do programa, até o momento, foram: Manacapuru, Carauari, Manaus, Parintins, Lábrea, Humaitá, Itacoatiara, Manicoré e Rio Preto da Eva.
Novas oportunidades – O Chefe do Departamento de Negócios Florestais da ADS, Jardel Luzeiro, explica que neste ano estão sendo abertas novas possibilidades para a comercialização desses móveis confeccionados a partir de madeira de florestas manejadas.
“O Promove está sendo ampliado para poder fornecer mobiliário não só para escolas, mas também para órgãos da Administração Direta e Indireta, por meio de destaque orçamentário. Essa iniciativa vai aumentar a quantidade de pedido, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades”, finaliza.