Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, o programa “Amazonas Presente” vai reforçar ações de educação na região
Inaugurações, reinaugurações, revitalizações de instituições de ensino e ações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) incluem o pacote de ações que irão reforçar os serviços na área de educação durante a segunda edição do programa “Amazonas Presente”, a ser realizada pelo Governo do Estado de 27 a 29 de agosto, na região do Alto Solimões. O reforço das ações vai atingir cerca de 20 mil alunos matriculados na rede pública estadual.
Em Tabatinga, serão revitalizadas quatro escolas e retomadas as obras do Centro de Educacional de Tempo Integral (Ceti), que estão paradas há três anos. Com a retomada, a previsão é de que a estrutura seja entregue já em 2020.
Em Benjamin Constant, será inaugurado o primeiro Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aristélio Sabino de Oliveira, que teve as obras finalizadas esse ano. O Ceti atenderá 960 alunos, com infraestrutura adequada para oferecer educação em tempo integral, dispondo de laboratórios de informática e ciências, biblioteca, ginásio poliesportivo e campo de futebol.
A Seduc-AM também vai reinaugurar a Escola Estadual Indígena Manuel Florentino Mecüracü, na Comunidade do Feijoal, onde foram investidos R$ 250 mil. A escola estava funcionando de maneira inadequada, com as obras inacabadas há três anos. A atual gestão finalizou a estrutura, que atende ao padrão das escolas indígenas definido no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Revitalizações – Estão sendo investidos cerca de R$ 4,5 milhões em revitalizações das escolas do Alto Solimões. Nos municípios de Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, 13 escolas estaduais serão revitalizadas. Também estão sendo revitalizadas três unidades em Benjamim Constant.
O pacote de revitalização inclui reparos na estrutura, rede elétrica, hidráulica e pintura de toda a escola. Em alguns casos, foram identificadas escolas que não recebem serviços da Seduc-AM há quatro anos.
Ações pedagógicas – Nos dias 27 e 29 de agosto, os municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, respectivamente, receberão uma oficina de arte indígena. Voltada a professores, alunos indígenas e comunidade no geral, a iniciativa apresenta o grafismo indígena como ferramenta didática na práxis intercultural.
Já no período de 27 a 29 de agosto, jovens, adultos e idosos de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença terão a oportunidade de realizar o Exame Eletrônico da Seduc-AM na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA), por meio do Sistema Eletrônico de Avaliação. A ação tem como objetivo desenvolver os ensinos Fundamental e Médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar ou oportunidade de estudar.
Valorização do servidor – Merendeiros e merendeiras dos quatro municípios vão participar da primeira edição do concurso “Melhores receitas regionais da alimentação escolar do Alto Solimões”. A disputa está sendo promovida pela Secretaria Executiva Adjunta do Interior da Seduc-AM.
O objetivo do concurso é valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais dos municípios pertencentes à Calha do Alto Solimões, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar, e mobilizando a comunidade acadêmica para a educação alimentar e nutricional (EAN).