20:27 – 25/11/2019
FOTO: KEVYN SOUSA/IDAM
Os cursos têm o objetivo de fortalecer a execução dos Projetos Prioritários do Idam no Amazonas
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está realizando, desde esta segunda-feira (25) até a próxima sexta-feira (29), cursos sobre as culturas da banana, citros e atividade de pecuária (leite e corte), importantes cadeias produtivas contempladas nos 21 Projetos Prioritários da Instituição.
A atividade que acontece na sede do Sistema SEPROR, zona sul de Manaus, conta com apoio da Secretaria de produção rural (SEPROR), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e Embrapa Amazônia Ocidental.
A capacitação é destinada aos técnicos que atuam nas atividades em municípios do Amazonas e estão à frente dos Projetos Prioritários em cada região do Estado. Ao todo, técnicos de 19 municípios participam do evento e profissionais do Central.
Estratégia – Para o diretor de planejamento institucional do Idam, Armando Jorge, a capacitação é estratégica porque possibilita ao profissional desenvolver as atividades no interior do estado. “O Idam tem importância para o agricultor familiar e produtor rural que precisa dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). Aqui, temos especialistas, conhecimento, habilidades e técnicas desenvolvidas por órgãos de pesquisa, ou seja, todos os atributos para desenvolver um excelente trabalho nos municípios”, ressaltou.
O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/SEPROR), Airton Schneider, que representou o secretário de produção rural, destacou a importância dessas três atividades, a exemplo do cultivo da banana, que é uma cultura tradicional forte e contribui economicamente com muitas famílias do Amazonas. Segundo ele, ao retornarem para os municípios, os técnicos irão levar um diferencial que é exatamente as técnicas aprendidas durante o curso.
Programação – Com aulas teóricas e práticas, os cursos sobre as culturas da banana e citros irão abordar tecnologias de cultivo, tratos culturais, manejo adequado de cada cultura, variedades/cultivares, procedimentos de colheita e pós-colheita. Além disso, a programação ainda conta com orientações sobre o cadastro ambiental rural (CAR), Cadastro da Atividade de agricultura familiar (CAF) e declaração de aptidão ao Pronaf (DAP).
As aulas práticas acontecem na próxima quinta-feira (28/11), onde o treinamento sobre a cultura do citros ocorrerá na Fazenda Progresso, localizada no ramal do Procópio e sobre a cultura da banana no Km 2 do ramal ZF9, ambos no município de Rio Preto da Eva.
Para o coordenador do Projeto Prioritário do Idam para cultura da banana e instrutor do curso, Geraldo Conceição, essa iniciativa vai aumentar a produção e produtividade em localidades de abrangência do projeto, além de apoiar a formação do produtor e oferecer uma orientação adequada dos métodos de extensão rural, uso da biotecnologia e boas práticas agrícolas.
Para o engenheiro agrônomo e instrutor dos cursos de banana e citros, Luiz Herval, o desenvolvimento dos Projetos Prioritários do Idam irá trazer uma nova realidade de Ater aos agricultores familiares atendidos. “A preocupação da diretoria é tornar os técnicos, lotados no interior do Estado, especialistas nessas culturas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o manejo adequado para uma boa produção, quais as principais pragas e doenças, adubação adequada e os aspectos das mudas que devem ser observados”, explicou.
O curso para atividade de pecuária (corte e leite), que será ministrado pelo médico veterinário Emílio Afonso, irá abordar temas como melhoramento genético, estratégias nas práticas de manejo alimentar e sanitário, organização da produção para comercialização, crédito rural para atividade, licenciamento ambiental da pecuária no sistema de pastejo rotacionado, entre outros assuntos.
A solenidade de abertura dos cursos, realizada nesta segunda-feira (25), também contou com a participação da diretora administrativo-financeira do Idam, Jacinta Coelho, do chefe do Departamento de assistência técnica e extensão rural do Idam, Alfredo Pinheiro, o representante do IFAM e médico veterinário, Everaldo Zeni, e do chefe do Departamento de Defesa Agropecuária e Florestal da Adaf, Luiz Antônio Silva.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas