Com unidade na região de São José do Rio Preto, gestão paulista completa 13 equipamentos entregues em oito meses da atual administração
O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quarta-feira (14), o Centro de Convivência do Idoso “Tolentino Bernardo de Souza” para Ibirá, na região de São José do Rio Preto. O equipamento está localizado na rua José Batista de Albuquerque, 124, em Termas de Ibirá. A cerimônia contou com a presença da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.
O equipamento vai atender até 100 idosos independentes em situação de vulnerabilidade, a partir dos 60 anos, moradores da estância turística de Ibirá. Com esta inauguração, o atual Governo completa a entrega de 13 equipamentos destinados a idosos, sendo 11 Centros de Convivência e 2 Centros Dia do Idoso (CDIs). Neste link, é possível acompanhar o balanço completo sobre o número de CCIs e CDIs instalados no Estado.
O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social com o objetivo de oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa idosa. O Governo do Estado custeou toda a obra que teve um investimento de R$ 250 mil.
“Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo uma vida digna e mais saudável”, afirmou a secretária Célia Parnes. “Estamos cumprindo com um dos objetivos do governador João Doria, que é transformar São Paulo em um estado cada vez mais respeitoso e inclusivo com seus idosos”, finalizou.
O espaço, que começa a funcionar nesta quinta-feira (15), vai oferecer diversas atividades, como coral, jogral, coreografias; caminhadas, relaxamento, ginástica adaptada ao idoso, alongamento, exercícios localizados, jogos recreativos. Também vai realizar campanhas educativas e preventivas de vacinação, prevenção de quedas; passeios culturais em parques, centros culturais e locais históricos; festas temáticas conforme calendário brasileiro e regional; excursões em parques, pontos turísticos do município e região.
Com 237 metros quadrados de área construída, o equipamento tem um salão de convivência, três sanitários (feminino, masculino e de acessibilidade), cozinha, despensa, área de serviço e escritório.