O projeto de lei proposto pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) e apresentado no plenário da Câmara Municipal na manhã de terça-feira (9/4) tem como objetivo oferecer às mulheres vítimas de violência a oportunidade de alcançar independência financeira, assegurando prioridade de inclusão nos programas de geração de emprego e renda gerenciados e/ou financiados pela Prefeitura de Manaus.
Em Manaus uma média de 50 casos envolvendo violência doméstica são registrados na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) de janeiro a outubro de 2018, foram contabilizados 16,2 mil ocorrências em que as mulheres foram vítimas. Segundo Gedeão Amorim, a proposta apresentada à Câmara pode ser um caminho para a diminuição dos casos de violência, haja vista que a maioria das vítimas permanece na companhia do agressor, em razão de dependência econômica.
“Para as mulheres dependentes financeiramente de seus agressores uma oportunidade no mercado de trabalho é sinônimo de libertação de uma infeliz condição, aumento da sua auto-estima e restituição da dignidade” afirmou.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, no ano de 2017, revelou que 29% das mulheres vítimas de violência não denunciaram os fatos por dependerem financeiramente do agressor.
Texto: Assessoria do vereador Professor Gedeão Amorim
Foto: Aguilar Abecassis (Dircom/CMM)