Reconhecendo a importância das ações relacionadas ao Setembro Amarelo, o vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) mobilizou todo o seu gabinete para participar da Ação de Prevenção ao Suicídio, promovida pela Juventude do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido ao qual é filiado, que aconteceu na Praia da Ponta Negra na manhã deste domingo (29/9).
Em um dos pontos turísticos de maior circulação de pessoas foram distribuídos materiais informativos que abordam os mitos e verdades que permeiam o assunto, assim como indica locais e números de contato que oferecem ajuda. Gedeão Amorim iniciou o evento apresentando um panorama do suicídio na sociedade e destacando a importância de aliar ações sociais ao trabalho legislativo.
“O suicídio é um problema tão antigo quanto a existência da humanidade, que atinge todas as classes sociais e pessoas de todas as idades. Iniciativas como esta, ação de conscientização, devem ser valorizadas, pois em conjunto com os projetos apresentados nas casas legislativas e ações de entidades de diversos segmentos, trarão resultados efetivos para a sociedade” afirmou .
O evento contou com a participação do voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), José Camacho, que esclareceu dúvidas de como funciona o atendimento gratuito oferecido pelo centro e a capacitação pela qual passam os voluntários para atenderem quem enfrenta o problema e os resultados alcançados com esta iniciativa.
A ação iniciou com uma roda de conversa em que Gedeão Amorim contribuiu com a discussão, apresentando o trabalho realizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), seguiu com a distribuição do material e finalizou com uma roda de capoeira realizada pela Escola de Capoeira Abadá.
“Estou alegre com a receptividade da população com o material que distribuímos, esta é uma iniciativa nossa, mas que abraça a iniciativa de muitas outras frentes e órgãos. Tivemos a oportunidade de apresentar o Projeto de Lei que apresentamos na Câmara Municipal, que alcança crianças e adolescentes fazendo ações contundentes de referência para prevenção ao suicídio nas escolas, postos de saúde e repartições públicas, fazendo disso uma espécie de chamada mais abrangente possível” declarou.
Projeto de Lei
Atuando de maneira atenta às necessidades apresentadas pela sociedade e desenvolvendo ações preventivas, o vereador Professor Gedeão Amorim protocolou na Câmara Municipal de Manaus um projeto de lei que dispõe sobre o estímulo às ações de combate ao suicídio e de promoção do direito ao acesso à saúde mental entre crianças e adolescentes, no âmbito do município de Manaus.
A iniciativa vem de encontro a um problema que se agrava em nosso meio social, o suicídio entre jovens e adolescentes e visa, por meio do diálogo, promover a valorização da vida e quebra de tabus referentes ao direito a saúde mental de maneira gratuita.
Texto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim
Foto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM