A partir desta segunda-feira (15/07), o ambulatório passa a contar com o atendimento de duas assistentes sociais para orientação de pacientes em atendimento
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade de saúde vinculada à Secretaria de saúde do Governo do Amazonas (SUSAM), passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (15/07), no Ambulatório de Especialidades Médicas, atendimento em serviço social. Até então, o serviço social era oferecido apenas para pacientes internados.
Segundo a gerente do ambulatório, a assistente social Gracilene Medeiros, o foco principal é dispor serviço humanizado à população. “Os atendimentos em serviço social se concentrarão em prestar orientações e informações sobre os serviços oferecidos pelo Hospital Adriano Jorge, assim como auxiliar o usuário em qualquer dúvida, em como proceder em situações diversas, a exemplo da dispensação de medicamentos especiais”, destacou Gracilene. “O ambulatório é uma das principais portas de entrada do hospital. Mensalmente, atendemos a média de 4.556 consultas ambulatoriais”.
De acordo com a gerente, as assistentes sociais poderão prestar orientações e informações sobre Sistema de Regulamentação (Sisreg) do Sistema Único de saúde (SUS) e seu fluxo de atendimento, assim como sobre benefícios previdenciários e assistenciais, obtenção de órteses e próteses, serviços de transporte urbano para pessoas em tratamento médico, passe livre, e também sobre REDE de proteção social (Centros de Referência de assistência social/CRAS), Centro de Proteção do Idoso, Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência/SEPED, entre outros). O atendimento de serviço social também irá orientar para cadastro de pedido de Tratamento Fora Domicílio (TFD) e cadastro no Programa de Medicamentos Excepcionais (Proeme) da Central de Medicamentos (Cema).
“Ganhamos imensamente com a instituição do serviço social no ambulatório. Estamos valorizando nossos clientes, que são todos usuários do SUS, com uma escuta personalizada e ajuda social na resolução de demandas”, destacou a diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena.
A Fundação Hospital Adriano Jorge é referência para atendimento de média e alta complexidades a pacientes oriundos dos Prontos-Socorros da capital, interior do Amazonas e demais unidades de saúde da REDE estadual. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.