Instituído como ‘Dezembro Vermelho’ após a Assembleia Mundial de Saúde em 1987, o mês de dezembro é marcado por campanhas e ações voltadas para sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Buscando chamar a atenção dos parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em prol da luta contra o vírus e as infecções sexuais, o deputado Carlinhos Bessa (PV), presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/AIDS e Tuberculose (Frendhat), realizou na manhã da última terça-feira (3), ação em alusão a campanha.
“Tivemos a oportunidade de reativar uma das frentes parlamentares mais importantes da Aleam e agora estamos planejando ações efetivas de políticas públicas, que tratem do enfrentamento e do respeito à pessoa portadora do vírus HIV e da tuberculose. Essa ação simbólica marca o primeiro passo do trabalho a ser realizado pela Frendhat”, disse o parlamentar.
Durante seu pronunciamento na tribuna do plenário Ruy Araújo, o parlamentar destacou os próximos passos da Frente. “Assumi a presidência da Frente com compromisso de fomentar políticas públicas de assistência e enfrentamento ao vírus da HIV/AIDS e tuberculose. Convido todos os deputados para que juntos possamos traçar um plano e fazer um trabalho para que as ações de prevenção e tratamento aconteçam em todo o Estado”, ressaltou Bessa.
Segundo dados são do Sistema de Informações de Agravo de Notificação (Sinan) 2019, 720 novos casos de HIV foram constatados e 281 casos de Aids, sendo a maioria do sexo masculino. No caso da tuberculose, somente este ano já foram registrados 2.133 casos.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Rafael Simões (92) 99102-9790
Foto: Alexandre Linhares