Na manhã desta quinta-feira (26), a Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), realizou uma mobilização para marcar o encerramento das ações no mês de combate ao suicídio, Setembro Amarelo. A atividade faz parte do projeto “Basta automutilação, depressão e suicídio”.
Durante a ação, realizada na esquina das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, no Planalto, além das faixas, foram distribuídos panfletos com frases de superação e apoio, ressaltando a valorização à vida. A mobilização contou com a participação dos estudantes da Escola Estadual Marcoantonio Vilaça, representantes de instituições, órgãos e associações do Estado envolvidos na campanha de valorização à vida.
O deputado João Luiz afirmou que a luta contra a depressão e o suicídio deve ser contínua. “A conscientização e o combate ao suicídio e depressão não são apenas no mês de setembro, são a todo o momento. Temos de fazer desse combate um luta constante, olhar para o lado e oferecer ajuda, apoio, sempre”, ressaltou o parlamentar, ao acrescentar que as ações do projeto “Basta automutilação, depressão e suicídio” vão continuar com palestras e rodas de conversa nas escolas e nos municípios. “Quem precisar do nosso apoio pode entrar em contato pelas redes sociais pelo Facebook, pelo Instagram @joãoluizam ou pelo WhatsApp da Frente Parlamentar Cristã (92) 993180180”, completou o parlamentar.
Para a diretora da Escola Estadual Marcoantônio Vilaça, Lidiane Lozana, é salutar incentivar os estudantes a participar de ações como essa, promovida pelo deputado João Luiz. “Além de alertar e conscientizar os estudantes sobre a importância de combater a depressão e o suicídio, também formamos multiplicadores da boa ação e do real valor à vida”, destacou a gestora.
Conforme dados do Instituto Médico Legal (IML) e do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Sisp), de janeiro a junho deste ano, foram contabilizados 54 casos de suicídio no Estado, um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 44 suicídios.
Gabinete do Deputado João Luiz (Republicanos)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay (92) 991143368 / 31834409
Fotos: Mauro Smith