O vereador Fred Mota (PL) representou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), na sessão solene em homenagem aos Mestres de Cerimônias Institucionais do Estado do Amazonas realizada na última sexta-feira (11/10), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A homenagem foi proposta pelo deputado Wilker Barreto (Podemos).
Durante a solenidade, 33 mestres de cerimônias foram agraciados com certificados de honra ao mérito, incluindo o mestre de cerimônias da CMM, Dori Carvalho.
Um dos homenageados, Francisco da Silva dos Santos, o “Silva Santos”, mestre de cerimônia da Aleam, ressaltou que o reconhecimento da categoria por parte do Poder Legislativo é motivo de honra.
“O mestre de cerimônias é uma das profissões mais antigas da sociedade. É ele quem dá dinamismo e charme aos eventos. Ele precisa ter determinação e entusiasmo. É com clareza e objetividade que usamos o que temos de mais forte: o dom da palavra”, frisou o homenageado.
Ele também aproveitou a oportunidade para pedir apoio dos mestres de cerimônias presentes no plenário para trabalhar pela criação da Associação Amazonense dos Mestres de Cerimônias (AAMC), cuja primeira reunião deverá acontecer no dia 18 de novembro. Silva Santos também disse que uma das bandeiras da Associação será a inserção da disciplina correspondente ao ofício de Mestre de Cerimônias nos cursos de Comunicação Social no Amazonas.
A Profissão
O Mestre de Cerimônias é o condutor de um evento público ou privado. Com segurança, boa postura e firmeza na voz, ele conduz a solenidade do início ao fim, interagindo com a plateia e mantendo a cerimônia movimentada.
O Dia Estadual do Mestre de Cerimônia é comemorado em 20 de julho. A data foi estipulada no Calendário Oficial do Estado pela Lei nº 4.715, de 18 de dezembro de 2018, de autoria do então deputado Wanderley Dallas.
Texto: Priscila Rosas
Foto: Divulgação