O baixo estoque de sangue, registrado esse mês na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), foi o tema abordado pelo vereador Fred Mota (PL) durante o grande expediente nesta terça-feira (22/10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Vamos entrar em um feriado prolongado. Faço um apelo para que os doadores dirijam-se até o Hemoam. Há pessoas precisando da sua doação”, disse o parlamentar.
Como doar?
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada. As doações também podem ser feitas na unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José, zona Leste.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.
Pedidos são comuns no Plenário
Não é a primeira vez que o vereador Fred Mota traz o assunto as sessões do plenário da Câmara Municipal de Manaus. No final de setembro, o parlamentar alertou sobre o estoque de sangue em nível crítico.
“Eu tenho um projeto chamado ‘Junho Vermelho’ E hoje estamos vendo o Hemoam ‘gritando’ e convocando os doadores a doar sangue. Os fatores Rh Negativo, que são os que apresentam os estoque mais críticos. O Hemoam não atende só a rede pública, mas também a privada”, informou Fred Mota a época.
Junho Vermelho
O projeto de lei 151/2017 institui no calendário oficial do município de Manaus o “Junho Vermelho”, que determina a realização de campanhas educativas em parcerias com as associações sem fins lucrativos, escolas, faculdades e demais entidades que queiram participar da campanha solidária.
No mês de junho, o estoque de bolsas de sangue da Fundação Hemoam costuma ficar muito abaixo do normal e para sanar essa deficiência, existe a campanha do “Junho Vermelho”. Outros meses críticos para a Fundação são dezembro, janeiro, fevereiro e julho por serem meses de férias.
Texto: Priscila Rosas – Assessoria do vereador Fred Mota
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM