Na tarde de quinta-feira (8/8), o vereador Fred Mota (PL) esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) como convidado especial da Sessão Especial em homenagem aos 50 anos de atividade do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), conforme o Requerimento nº 2670/2019, de autoria da Deputada Alessandra Campêlo (MDB).
A solenidade começou às 13 horas no Plenário Ruy Araújo situado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. O convite foi feito pelo presidente da Casa Legislativa, Deputado Josué Neto.
Na tribuna, o vereador parabenizou a Empresa Pública e chamou a atenção para o uso sustentável dos recursos minerais na Amazônia, de forma que não prejudique o solo e preserve a floresta. Além disso, Fred Mota também ressaltou que uma das soluções para Zona Franca de Manaus seria aproveitar o potencial econômico desses recursos.
“O Brasil precisa de uma saída para essa dependência da Zona Franca. Tudo se resume a Amazônia. Quando se fala de mineração, geralmente, as pessoas imaginam uma grande área devastada. Porém no mapa, há apenas um furo enquanto a floresta está inteira e intacta. Nós temos um tesouro e temos como resolver o problema da Amazônia e do Brasil”, disse o parlamentar.
Para ele, a grande solução seria aproveitar as pesquisas já realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil de forma a aperfeiçoar o potencial econômico da cidade e, consequentemente, do Estado.
“Que esses 50 anos sirvam para o Governo Federal olhar com mais carinho pela Amazônia. Porque eu sei que durante esse período, muitos funcionários se aposentaram ou morreram. O CPRM é uma Ferrari dirigida pelo nosso Superintendente, mas este carro está com sem estepe e com o motor quase batendo”, ressaltou o Vereador Fred Mota (PL) durante a Sessão Solene.
O Superintende do Serviço Geológico do Brasil em Manaus, José Maria Maia, conhecido carinhosamente como “Baía” também fez seu discurso na tribuna destacando os trabalhos realizados pela empresa e a importância deles para o Amazonas como um todo, entre eles, o “alerta de cheia” que existe há 30 anos.
“Esse é o nosso papel. Tornar nossa empresa mais conhecida. (…) E, assim, sempre estar junto com a sociedade. Nós teremos, no futuro, contrações orçamentárias futuras, mas quero dizer o que for preciso para realizarmos em prol da sociedade amazonense, nós faremos. Nós somos o Serviço Geológico do Brasil e não seremos extintos”, discursou Maia.
Entrevista Rádio
Na manhã da última quarta-feira (07), o Vereador Fred Mota participou de uma entrevista no “Jornal Câmara é Notícia” da Rádio Câmara (105,5 FM) juntamente com o Superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Maria Maia, e o Supervisor de Recursos Minerais da Empresa, Marcelo Mota.
Durante a entrevista, foram abordadas as principais pesquisas do CPRM e as que serão ainda divulgadas. Além disso, foram expostas algumas curiosidades sobre os minérios presentes no estado do Amazonas e como eles podem ser aproveitados pelas indústrias presentes na Zona Franca de Manaus.
O CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é uma empresa governamental brasileira, que teve inicio das suas atividades em 15 de agosto de 1969, por meio do Decreto-Lei nº 764, passando a ser uma empresa pública em 1994. O CPRM dedica-se em levantamentos aerogeofísicos, supervisiona, estuda e administra recursos minerais, hídricos e geológicos.
O CPRM está ligado atualmente ao Ministério de Minas e Energia (MME), através da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM). Contribuindo sempre com o desenvolvimento da qualidade de vida, bem-estar e o avanço sustentável do país.
Texto: Priscila Rosas/Yasmin Vaz (Assessoria do vereador)
Foto: Assessoria do vereador