Durante discurso no pequeno expediente, na sessão desta segunda-feira (29/04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Fred Mota (PR) elogiou o papel do deputado federal Marcelo Ramos (PR/AM) na condução dos trabalhos da comissão especial que discutirá o mérito da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.
Na visão de Fred Mota, é motivo de orgulho para o Amazonas ter um filho da terra presidindo a comissão especial. Segundo ele, a reforma é necessária e urgente para fazer um ajuste fiscal e equilibrar as contas federais, o que dará estabilidade e fará o Brasil voltar a crescer.
O vereador disse que conversou no domingo (28/04) com o deputado e ouviu dele a afirmação de que estar na comissão fortalece a bancada do Amazonas nas lutas em defesa dos interesses do Estado, principalmente na questão da Zona Franca de Manaus. Fred Mota lembrou e repetiu frase dita por Marcelo Ramos logo após ele ter sido escolhido para presidir a comissão especial da Reforma da Previdência: “nenhum grande navegador deve sua reputação a águas tranquilas”, disse Marcelo Ramos.
Fred Mota salientou ainda que Marcelo Ramos garantiu que vai lutar pelas classes consideradas esquecidas pela reforma. Fred Mota elogiou a postura institucional do deputado federal. “O deputado Marcelo, assim que assumiu a presidência da comissão, não atendeu nenhum telefonema de altos escalões do governo em troca de favores. Assumiu uma postura responsável, de presidente, e nos garantiu que vai continuar lutando para que sejam mantidos os direitos dos idosos e dos mais pobres”, completou.
Aprovação de projetos
Três projetos de autoria de Fred Mota foram apreciados na ordem do dia desta segunda-feira (29). O primeiro foi a concessão da Medalha Josué Cláudio de Souza ao tenente-coronel da PM Peter Schmidt, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A medalha é concedida a pessoas que se destacam por mais de dez anos de atividades relevantes prestadas ao município de Manaus.
A segunda proposta foi o projeto 309/2018, que dispõe sobre a limpeza da área externa das casas noturnas da capital. O projeto foi aprovado na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da casa, e o parecer foi aprovado pelo plenário com vários elogios ao projeto, como, por exemplo, o da vereadora Mirtes Salles, colega de partido de Fred Mota. A proposta segue, agora, para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara.
“É uma pena que tenhamos que produzir leis para aquilo que deveria ser de consciência natural dos empresários. É proibido por lei, inclusive, jogar lixo em via pública, e quem faz shows em via pública ou casas noturnas já deveria ter a responsabilidade de catar esse lixo. Imaginem só, por exemplo, se as empresas fizessem coleta seletiva?”, questionou a parlamentar.
O terceiro projeto aprovado no plenário, este em segunda discussão, foi o 077/2018, que institui a Semana de Prevenção ao Diabetes nas escolas municipais de Manaus. A proposta foi aprovada em todas as comissões e no plenário, e agora, segue para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).
Créditos:
Texto: Lucas Vítor Sena – Assessor de Imprensa do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM