Na primeira sessão plenária do mês de dezembro, realizada nesta segunda-feira (2/12), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Fred Mota (PL) discursou na tribuna para fazer uma denúncia: as árvores Cenostigma tocantinum Ducke, mais conhecidas como “Pau-pretinho”, plantada ao longo de algumas avenidas na cidade, estão morrendo.
“O pau-pretinho foi plantado na avenida Djalma Batista, adapta-se a solos ácidos e ao calor, inclusive com florescimento, nessa época do ano. É a melhor planta para se ter em meio urbano. Indo para a igreja no domingo fiquei contando o número de árvores morrendo na avenida desde o Posto 700 até o Manaus Plaza Shopping. Como que uma árvore que é adaptável ao nosso solo ácido e floresce em período de calor está morrendo?”, indagou Mota durante o pequeno expediente.
De acordo com o parlamentar, o Pau-pretinho é uma das melhores árvores para se plantar em meio urbano pois tem médio porte, floresce o ano todo, possui raiz pouco agressiva e é resistente ao ataque de pragas e doenças.
“O tronco dessas árvores está abrindo como uma forma de choro. Depois disso, o Pau-pretinho morre. Estão secando. Faço esse apelo ao nosso secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade para que faça uma visita ao local para investigar o que está acontecendo com o Pau-Pretinho”, pediu o vereador.
Texto: Priscila Rosas – Assessoria do vereador Fred Mota
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Fred Mota denuncia morte de árvores de Pau-pretinho na avenida Djalma Batista, em Manaus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.