O vereador Fred Mota (PL) denunciou um crime ambiental, por meio de um vídeo, na manhã de terça-feira (20/8) na Câmara Municipal de Manaus (CCM). Uma empresa particular está derramando rejeitos no conhecido chamado “Igarapé das Pedras”, dentro da Comunidade das Pedras, nas proximidades do colégio agrícola, localizada no bairro Grande Vitória, Zona Leste da capital amazonense.
Na tarde desta segunda-feira (19), Fred Mota esteve na área de mata onde fica a nascente do igarapé e constatou que ao longo do percurso a empresa particular despeja os dejetos no igarapé. Não foi vista nenhuma fiscalização no local.
De acordo com o vereador Fred Mota, uma denúncia já foi formalizada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Durante o discurso feito na tribuna, ele pediu para a Comissão de Meio Ambiente
“É o único igarapé da área. Ainda sobrevive pela vontade de alguns moradores. É possível até tomar banho. A água é limpa e corrente. Mas caminhando um pouco mais, em outro trecho, dejetos químicos são despejados nesse igarapé”, denunciou.
A denúncia gerou um debate saudável dentro do Plenário. O vereador Raulzinho aconselhou Fred Mota a formalizar uma denúncia na Delegacia Especializada Contra Crimes do Meio Ambiente (Dema). Já Mirtes Salles frisou que a Semmas tem que ser mais decisiva na fiscalização. “Essas empresas precisam ser multadas para sentirem no bolso. Peço para a Comissão de Meio Ambiente para me acompanhar até o local”, falou o vereador Fred Mota.
Texto: Priscila Rosas (Assessoria do vereador)
Foto: Robervaldo Rocha (Dircom/CMM)