O projeto de lei que propõe a criação do Dia de Conscientização e Combate à Poluição dos igarapés de Manaus foi deliberado nesta terça-feira (26/11) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto de lei tem a autoria do vereador Professor Fransuá (PV) e foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O objetivo, segundo Fransuá, é promover a conscientização da população manauara quanto à importância de se preservar os rios e igarapés do Município. “É importante que cada cidadão tenha a consciência deque é parte fundamental no combate à poluição desses igarapés”, disse.
O projeto de lei prevê que a conscientização será feita através de eventos sócio educativos como debates, seminários, aulas, cursos de capacitação e qualificação de profissionais, workshops, palestras, distribuição de panfletos, cartazes e outras atividades que contribuam para a divulgação de todas as ações que devem ser adotadas no dia a dia para proteger os igarapés da cidade de Manaus.
Segundo o vereador professor Fransuá as ações também devem ter como objetivo mostrar para a população o impacto e os danos ambientais causados pelo descarte de lixo nos igarapés. “Jogar lixo no igarapé não é algo normal, não é aceitável e é um veneno que nós estamos tomando em conta gotas”, finalizou.
Texto: Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM