A formação do inova Educação continua a pleno vapor na rede. Professores que fizeram a inscrição no último mês têm até o próximo dia 16, uma sexta-feira, para entregar todas as atividades. Os módulos podem ser acessados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
A ideia é que o curso seja feito de modo flexível, no tempo de cada professor. Os cursos funcionam como uma formação básica para a atuação nos três novos componentes da política educacional, que entrará em vigor a partir de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia. Vale lembrar que, para cursar as disciplinas do Inova no próximo ano é obrigatório ter concluído o curso.
“Ter professores mais preparados para formar estudantes é o primeiro passo para uma educação de qualidade. O intuito de toda essa formação é preparar professores mais conectados com os jovens e uma nova realidade”, pontua Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna e parceira da Educação na modelação do programa.
O curso é composto de conteúdos introdutórios sobre o jovem e sua nova realidade no primeiro módulo e uma formação específica sobre cada tipo de disciplina no segundo. Para ser aprovado, o professor precisa ter 75% de aprovação e terá um máximo de duas tentativas para realizar as atividades propostas.
“Estamos empolgados porque a rede participou muito desse curso. Vocês vão poder reconhecer vários colegas de vocês nos módulos, e trouxemos até alguns professores para a homologação do curso. O Inova Educação vai começar com tudo no ano que vem e todos os professores estarão preparados”, pondera Caetano Siqueira, coordenador da COPED.