Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FMT realiza programação com foco na atualização de protocolos de atendimento de HIV/AIDS
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FMT realiza programação com foco na atualização de protocolos de atendimento de HIV/AIDS

28/11/2019
Compartilhar

19:57 – 28/11/2019
FOTOS: DIVULGAÇÃO/FMT
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) promoveu, nesta quinta-feira (28/11), a atualização nos protocolos de atendimento e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids. Foi realizado o primeiro dia do “I Simpósio de Atualização em HIV/AIDS na Amazônia: Discutindo HIV/AIDS – De Manaus para o interior do Estado” e o Mini Fórum Nacional de Adesão Antirretroviral. Os eventos foram voltados para os profissionais e estudantes da área de saúde e dão início às atividades em alusão ao Dezembro Vermelho, de combate ao HIV e Aids.
“Esse evento trouxe profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para reforçar as atualidades sobre HIV/AIDS e suas infecções. Nosso objetivo é atualizar profissionais e estudantes de saúde com o que há de mais NOVO com pesquisa e conhecimentos a respeito da doença”, disse a organizadora do evento, a médica Monique Freire.
O objetivo é que no futuro a transmissão do vírus não mais ocorra. “A abordagem do HIV tem modificado. Os protocolos têm sido modernizados. As medicações também têm sido um ponto importante do combate ao HIV com a redução dos comprimidos que os pacientes tem que tomar. Assim, a adesão é maior e nós Podemos ter a perspectiva de diminuir a carga viral desses pacientes e até eliminar ou diminuir a transmissão”, afirmou o diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Vinitius de Farias Guerra.
O Simpósio acaba nesta sexta-feira (29) abordando as complicações dermatológicas das ISTs.
Além deste evento, também, nesta quinta-feira, profissionais da FMT-HVD tiveram a oportunidade de participar do Mini Fórum Nacional de Adesão Antirretroviral. Profissionais de São Paulo, Minas Gerais e da Bahia foram os palestrantes.
O organizador do evento pela FMT-HVD, farmacêutico Reinan Brotas, afirma que o alicerce para o bom tratamento é que o profissional saiba acolher o paciente. “O paciente bem acolhido, vai ter um tratamento melhor, ele vai confiar na sua equipe médica e seguir o tratamento corretamente”, disse Reinan.
O Mini Fórum também foi uma atualização para os profissionais. “É uma capacitação/atualização para os profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência de pessoas que estão vivendo com HIV. Vamos abordar o protocolo clínico do HIV, bem como trabalhar a adesão do medicamento antirretroviral junto ao farmacêutico e a importância da consulta da enfermagem”, disse o farmacêutico. O Mini Fórum foi somente na tarde desta quinta-feira.
Programação – Na manhã deste domingo (1º/12), alunos de farmácia realizarão uma ação em frente à FMT-HVD para convidar as pessoas para realização do teste rápido. Na Ação, eles farão palestras e distribuirão camisinhas. No dia 5 de dezembro, será ofertada testagem de HIV para a população das 9h as 15h, no ambulatório da Fundação. No dia 10, também ocorrerá a oferta de testagem, porém, em um horário diferenciado, para as pessoas que não conseguirem sair no horário comercial, será das 17h às 20h, no ambulatório da Fundação. A equipe de humanização da FMT-HVD realizará, no dia 6 de dezembro, uma palestra de acolhimento e adesão ao tratamento das pessoas vivendo com HIV.
No atendimento de média e alta complexidade, a FMT-HVD é referência para o Sistema Único de saúde (SUS) em doenças infectoparasitárias e tropicais, acidentes ofídicos e dermatologia tropical. Na área de assistência ambulatorial, de janeiro a dezembro de 2018, a FMT-HVD realizou 1,2 milhão de procedimentos de diagnóstico, 1,8 mil cirurgias e 231,3 mil procedimentos clínicos.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Aids, Distrito Federal, Educação, Estado da Bahia, Estado de Minas Gerais, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde, Viroses
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19/10/2025
Governo do Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18/10/2025
Governo do Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18/10/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18/10/2025
Governo do Amazonas

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM realiza resgate aeromédico de idosa e criança

18/10/2025
Governo do Amazonas

Ações continuadas do Governo Presente realizam mais de 3,1 mil atendimentos na área da saúde e cidadania na zona norte da capital

18/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus