Nesta quarta-feira (25/09), um flash mob de sensibilização com super-heróis promete chamar a atenção de motoristas e pedestres para a doação de órgãos. A ação será na frente do Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto.
Quem passar entre 8h e 10h pela frente do HPS 28 de Agosto, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus, será surpreendido com a dança coreografada feita por super-heróis. A ação foi pensada pela unidade neste encerramento da Semana Nacional de Doação de órgãos.
Além da apresentação, às 14h, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, uma roda de conversa aborda o tema: “Religião x doação de órgãos”, com a psicóloga Maristela Olazar. Em seguida, às 15h, a palestra do psicólogo Denys Almeida vai falar sobre o tema “Sobrevivendo às perdas”.
João Lúcio traz abordagem humanizada – Já no HPS João Lúcio, uma programação cultural deve sensibilizar pacientes, acompanhantes e funcionários sobre o tema.
Na manhã desta terça (24/09), o HPS João Lúcio preparou uma apresentação teatral, com enfoque na sensibilização para a doação de órgãos. Com o tema “Vida que segue”, os funcionários da unidade encenaram como deve ser a abordagem familiar durante o processo para a captação.
Na sexta-feira (23/09), o quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) realiza uma apresentação em alusão ao Setembro Verde, às 9h30, no auditório da Susam, no Aleixo.
O Setembro Verde será encerrado com uma cerimônia de agradecimento a 50 famílias doadoras. A ação organizada pela Central de Transplantes da Susam será realizada às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
Dados – Em 2018, a Central de Transplantes do Amazonas captou três fígados e 24 rins. Neste ano, até julho, um fígado e 12 rins foram captados pelas equipes dos hospitais do Estado. Já em relação ao transplante de córneas, no ano passado foram 177 procedimentos, enquanto até julho deste ano foram 101 transplantes.