O deputado Felipe Souza (Patriota) esteve, nesta quinta (01), na Câmara Municipal de Manaus participando da Solenidade de apresentação e adesão do Cônsul Adjunto do Japão em Manaus, Sr. Iwato Takahiro, na Frente Parlamentar do Polo Tecnológico de Manaus. O evento teve a participação do Presidente da Frente Parlamentar, vereador Dr. Ewerton Walderley (PHS), e dos vereadores Alonso Oliveira (PODE) e Gedeão Amorim (MDB), e foi realizado na Sala de Cinema Silvino Santos do memorial da Casa Legislativa Municipal.
Segundo Felipe Souza, o objetivo da Frente é mobilizar e promover o debate entre diversos representantes da sociedade civil e Casas Legislativas para a elaboração de um estudo técnico de viabilidade econômica que embase a construção de uma legislação tributária diferenciada que torne Manaus um ambiente atrativo para a indústria 4.0, para fomentar o ambiente tecnológico da capital amazonense a partir do estímulo a processos industriais mais eficientes, produtivos e modernos, bem como do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, por parte de empresas, institutos e startups. “É uma grande honra receber a adesão do Cônsul Adjunto na Frente Parlamentar. O Japão é o país asiático que mais investe em tecnologia e o, reconhecidamente, mais tecnológico do mundo”, disse.
Foi realizada uma apresentação do Projeto do Polo Tecnológico de Manaus ao Cônsul pelos consultores técnicos da Frente Parlamentar, prof. Leonardo Costa, Hilton Eduardo, prof. Carlos Campos e Marcio Souza, que também é coordenador da Frente Brasil 200.
Na apresentação, foi informado que há outros polos tecnológicos espalhados pelo país, conhecidos como Vale do Silício brasileiro, termo comumente aplicado às regiões no Brasil que se destacam pela inovação tecnológica, uma analogia ao Vale do Silício, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Entre elas, o Porto Digital, no Recife; o Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro; San Pedro Valley, em Belo Horizonte; Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS (Tecnopuc), em Porto Alegre; e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) e Santa Catarina. Somente o Parque tecnológico do Estado de Santa Catarina tem um faturamento anual de R$ 15,5 bilhões, com 12,3 mil empresas, com receita média de R$ 1,255 milhão, com mais de 16 mil empreendedores e aproximadamente 47 mil empregos diretos.
Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)
Texto: Assessoria do Deputado
Orlando Muniz (92) 99183-2261
Foto: Wilkson França