Últimas notícias
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam
Ao todo, 16 servidores foram homenageados da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), sendo 13 professores e 3 técnicos-administrativos, os quais receberam placas alusivas ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro. A homenagem ocorreu na última terça-feira, 29, no auditório Samaúma da FCA, localizado no setor Sul do Campus Universitário.
A docente Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, integrante do grupo de servidores que recebeu placa de homenagem, contou que o evento foi emblemático, em razão da direção daquela Faculdade entender sobre a importância de se comemorar o Dia do Servidor Público pelos anos de serviços prestados à Universidade. “Esses servidores estão na ativa por que acreditam que ainda há tempo para contribuir com a Ufam”, disse a professora.
“É uma homenagem muito significativa para nós, professores, não somente pela placa concedida, mas pelo reconhecimento do trabalho que a Universidade está fazendo junto ao quadro funcional daqueles que optaram para se dedicar parte da sua vida ativa para a Universidade”, completou Therezinha Fraxe.
Ela considerou que a realização das homenagens foi de grande relevância em que esteve permeado de muita sensibilidade e saudosismo. Therezinha relembrou seu vínculo com a Universidade na década de 1980, avaliando positivamente, e que agora, recebe a placa junto com profissionais que foram professores na época da graduação. “Isso foi emocionante”, frisou a docente.
A professora mencionou o trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Edwar Freitas junto à Faculdade e como eles ingressaram na Ufam. Ao completar 55 anos, a professora destacou que foram os mais novos profissionais a receber a placa em que suas trajetórias foram compartilhadas com os demais professores daquela Unidade.
“A Ufam tem uma imensurável representação em nosso estado, ultrapassando o conceito de patrimônio da cidade de Manaus, do estado do Amazonas e para a Amazônia, mas se particulariza para cada servidor como patrimônio cultural ao trabalhar junto com os nossos alunos, na pesquisa, na extensão, e devolver todo o conhecimento adquirido a sociedade”, disse a professora, que cita a AgroUfam como exemplo de interação com a sociedade, trazendo a comunidade externa: agricultores, produtores rurais e outros. “Então, isso é um trabalho de dedicação, e daí que recebemos premiação pelo esforço que desempenhamos na Instituição”, finalizou Therezinha Fraxe.
Relação dos homenageados:
1-Professora Dra. Ana Cristina Belarmino de Oliveira
2- Professor Dr. Carlos Edwar de Carvalho Freitas
3-Professor Dr. Eronildo Braga Bezerra
4-Professor Msc. Francimar de Araújo Mamed
5-Servidora pública Francisca Cavalcante da Silva
6-Professor Dr. Frank George Guimarães Cruz
7-Professor Dr. José Ferreira da Silva
8-Professor Dr. Luiz Joaquim Bacelar de Souza
9-Professora Dra. Maria Anete Leite Rubim
10-Servidora pública Maria Dolores Souza Braga
11-Professora Dra. Maria Silvia de Mendonça Queiroz
12-Professor Dr. Neliton Marques da Silva
13-Professora Dra. Solange de Mello Véras
14-Professora Dra. Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
15-Servidor público Vitor José Repolho Rabelo
16-Servidora pública Zeina Silva de Oliveira