O deputado estadual Fausto Jr. (PV) anunciou nesta quarta-feira (2) que vai fiscalizar vários igarapés de Manaus, para analisar o nível de poluição e de assoreamento dos córregos. De acordo com o deputado, o escoamento dos igarapés está comprometido pela poluição e pelo assoreamento, dificultando a passagem das águas e causando alagações, como a que ocorreu em Manaus na última sexta-feira (27.09), por causa da forte chuva.
Fausto Jr. lembra que durante os meses de junho a novembro o nível de água nos igarapés fica reduzido, por causa do verão amazônico. “Mesmo assim, estão acontecendo constantes alagações. Imagina quando chegarmos à época das chuvas, a partir de dezembro, quando chove forte todos os dias”, alertou Fausto.
O parlamentar reconhece que a maioria do lixo depositada nos igarapés é jogada pelos moradores da capital, porém defende que seja realizado o serviço de desassoreamento (limpeza do fundo dos córregos) para aumentar a vazante das águas pluviais.
“O serviço precisa ser feito com urgência, antes da chegada da época das chuvas, ou veremos cada vez mais bairros alagados e famílias desabrigadas”, cobrou o deputado.
Fausto Jr. destacou também que existem vários projetos para utilização dos igarapés de Manaus para transportar passageiros e cargas, porém, os projetos jamais saíram do papel. “Os igarapés deveriam ser uma solução para Manaus, e não um grande problema”, lamentou Fausto.
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Hugo Bronzere (92) 99239-6271
Foto: Noa Magalhães