Mais de 8 mil jovens atletas deverão participar das provas em 15 modalidades
Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), além da importância social e educacional, impressionam pelos números. A competição, com responsabilidade dividida entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc-AM) e de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), executora do JEAs, é de longe a maior realizada no Amazonas. Na fase final, que inicia nesta quarta-feira (17/07), em Manaus, participam mais de 8 mil jovens atletas, em 15 modalidades.
“Milhares de crianças e adolescentes passam por essa experiência todos os anos. Vão para as aulas para poderem participar dos jogos. Dedicam-se aos estudos para poderem jogar o JEAS. Isso é muito significativo, pois ratifica que o JEAs é não apenas um encontro esportivo, mas uma poderosa ferramenta de motivação educacional e social”, destacou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira. “O JEAs é grande e é muito importante”, completou.
Ao todo, na fase final, 8 mil atletas participarão das provas em 15 modalidades, em dois naipes (masculino e feminino) e em duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Entre as modalidades disputadas estarão Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3×3, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. Haverá ainda as disputas para atletas com deficiência (PCDs), no Atletismo, Bocha, Futsal, Parabadminton e Tênis de Mesa.
Para chegarem aqui, quase 300 mil alunos participaram das fases iniciais, que foram realizadas em todos os municípios do Amazonas e também na capital, por meio de seletivas entre escolas particulares, municipais, estaduais e militares. No interior, os times campeões de cada cidade foram aos jogos nos “polos”, dez no total, nos quais foram definidos os campeões com direito a participação na fase final, a partir desta quarta (17/07).
Ao todo foram investidos R$ 3,1 milhões na competição, recursos garantidos pelo Governo do Amazonas, com previsão orçamentária, para promover, de forma construtiva e inclusiva, o esporte em todo o estado. “Esses recursos são utilizados como investimento, e não como gastos. Estamos construindo uma juventude mais preparada para o futuro com a ajuda dos esportes”, afirma Joniferson Vieira, coordenador de Educação Física e Artes da Seduc-AM.
As delegações que irão participar da fase final do JEAs já estão na capital, hospedadas em oito hotéis, entre eles Taj Mahal, Plaza, Amazônia Tower, Mônaco, Ana Cássia, Panair e Acla, além do Hotel da Vila Olímpica. Ao todo, 356 escolas de 36 municípios disputarão vaga para a etapa Norte (Regional Verde) dos Jogos Escolares da Juventude 2019, a ser realizada em Palmas (TO), no período de 11 a 15 de setembro.
Estrutura – Para os jogos serão utilizados quatro ginásios, dez quadras e dois campos de futebol. “Estamos trabalhando desde o começo do ano para que tudo saia como planejado. Essas crianças e jovens veem no JEAs uma oportunidade de serem grandes atletas e possam representar o estado em competições a nível nacional e até internacional. É uma chance de ouro para muitos, e queremos que eles possam ter uma experiência que só o esporte pode oferecer. Tudo está sendo feito para que esta 42ª edição seja um sucesso, e vai ser”, profetizou Egídio Pinto, coordenador geral dos Jogos.
Abertura – O JEAs, terá início oficialmente nesta quarta-feira (17/07), a partir das 17h, com a cerimônia de abertura da competição, que irá ocorrer na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), localizada no bairro Flores, zona centro-sul. A fase final dos Jogos segue até 28 de julho, com a participação de 8 mil alunos de todas as redes de ensino e mil professores.
Locais de provas – Confira abaixo os locais de provas da competição.
Atletismo – Vila Olímpica
Futebol – Estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina)
Futsal – Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), Centro Educacional Casimiro de Abreu (Cecab) e Vila Olímpica de Manaus
Handebol – Atlético Rio Negro Clube, Escola Municipal Waldir Garcia e Vila Olímpica de Manaus
Vôlei de Quadra – La Salle e Vila Olímpica
Basquetebol e Basquete 3×3 – Ginásio Ninimberg Guerra
Tênis de Mesa, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Natação e Xadrez – Vila Olímpica
Judô – Ginásio Reneé Monteiro
Vôlei de praia – Clube Municipal
Badminton – Atlético Rio Negro Clube