Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Fapeam reúne com pró-reitores para ações de melhoria dos programas de pós-graduação do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Fapeam reúne com pró-reitores para ações de melhoria dos programas de pós-graduação do Amazonas

02/12/2019
Compartilhar

12:05 – 02/12/2019
FOTO: Érico Xavier/Fapeam

A diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou na sexta-feira (29/11) uma reunião de trabalho com pró-reitores e representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas para melhorias de ações dos cursos de pós-graduação do estado.  O encontro ocorreu na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O Amazonas possui 59 Programas de Pós-Graduação (PPGs), 82 cursos de mestrado e doutorado. Entretanto, 86% dos cursos ainda se concentram nos conceitos 3 e 4. A reunião com os pró-reitores é o quarto movimento promovido pela Fapeam, diretamente, voltado para a discussão deste tema e fortalecimento da política de CT&I.

 A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, disse que a reunião com os pró-reitores visa a elaboração de um diagnóstico preciso da pós-graduação do Amazonas, por meio dos indicadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o intuito de melhorar os conceitos e consolidar a pesquisa.

“A nossa reunião é para apresentar todo o esforço que se tem feito para fortalecer ainda mais os cursos de pós-graduação no estado. Buscamos conversar com os responsáveis por essas áreas para falar sobre a necessidade da elaboração de um diagnóstico, para que a Fapeam possa fazer um planejamento mais eficaz e direcionado para as necessidades das instituições de ensino e pesquisa, e para que possamos trabalhar tendo como referência o Plano Plurianual do Estado”, enfatizou.

Para a diretora de Pós-Graduação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Ana Cláudia Ribeiro de Souza, a reunião é algo estratégico para as instituições. “É importante para que possamos agir com o pé no chão e com consistência de dados, em parceria com as instituições. A Fapeam, convidando essas instituições, irá saber o cenário da pós-graduação do Amazonas. São reuniões como essas que permitem planejamento e autoavaliação”, conta.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Selma Baçal, a reunião promovida pela Fapeam foi importante para alinhar assuntos para a melhoria de pós-graduação do Amazonas. “A convocação da Fapeam para conversar com as pró-reitorias de instituições de ensino pesquisa para fazer esse levantamento, sobretudo dos egressos formados no Amazonas, é importante  para se ter um bom diagnóstico da pós–graduação do nosso estado, além de pontuar políticas”, disse.

Participaram da reunião pela Fapeam, a diretora-presidente, Márcia Perales; a diretora técnico-científica, Marne Vasconcellos; e a diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade. Representando as instituições participaram a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Selma Suely Baçal de Oliveira; a representante da Pós-Graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Ormezinda Celeste Fernandes; a diretora de Pós-Graduação do Ifam, Ana Cláudia Ribeiro de Souza; a coordenadora de  Capacitação do Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia (Inpa), Beatriz Ronchi Teles; e a representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patricia Melchionna Albuquerque.

Reunião Capes – No dia 7 de novembro, a Fapeam promoveu encontro com os coordenadores de cursos e pró-reitores de pós-graduação para tratar dos avanços no processo de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação da Capes (SNPG/Capes).

A palestra foi ministrada pela diretora de Avaliação da Capes, Sônia Báo, a convite da Fapeam, para propiciar mais conhecimento e esclarecimentos de dúvidas sobre a Proposta de Aprimoramento de Avaliação da Pós-graduação, que visa contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de avaliação e do processo de indução da qualidade da pós-graduação brasileira stricto sensu.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Universidade Federal, Universidades
Redação Informe Manaus 02/12/2019 02/12/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 172 vagas de emprego para esta segunda-feira

06/07/2025
Governo do Amazonas

Garantido celebra 33º título com festa no Sambódromo e despedida de item oficial

06/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

05/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

05/07/2025
Governo do Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

05/07/2025
Governo do Amazonas

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

05/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus