Finalizando as ações da operação SOS Enchente 2019, a Prefeitura de Manaus realizou o último dia de entrega das guias de liberação de pagamento do auxílio-aluguel que beneficiará cerca de 2.287 famílias afetadas pela cheia do rio Negro. O atendimento nesta sexta-feira, 19/7, foi voltado para cerca de 500 famílias que não cumpriram o prazo estabelecido ou apresentaram dados inconsistentes no cadastro.
O posto de atendimento foi montado na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada na avenida Ayrão com Ferreira Pena, s/n°, Centro. De acordo com a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, a prefeitura não tem medido esforços para garantir que todas as famílias recebam seus benefícios.
“Nós temos seguido a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto em oferecer o melhor atendimento às famílias. A Semasc e a Defesa Civil vêm trabalhando desde abril nos 16 bairros afetados pela cheia para organizar o pagamento do benefício”, disse a titular da Semasc, Conceição Sampaio.
As famílias que retiraram as guias de pagamento nesta sexta-feira, irão receber em uma única parcela o benefício do auxílio-aluguel, no valor de R$ 600. Já os que haviam recebido a primeira parcela do benefício terão direito à segunda parcela, no valor de R$ 300.
O pagamento para todos os beneficiários inicia a partir da próxima terça-feira, 23/7, conforme o novo calendário estabelecido pela Prefeitura de Manaus e Banco do Brasil (BB). O responsável pelo benefício terá até o dia 31 de julho, para retirar o pagamento no banco e agência indicados.
O valor só poderá ser sacado na agência bancária mediante a apresentação de documento oficial com foto, além da guia de liberação de pagamento.
Para a dona de casa Marlucia Souza, 64, a preocupação que a prefeitura tem com que todos recebam o auxílio-aluguel é muito importante, pois o benefício contribui neste momento de perdas materiais. “Quando a enchente vem, ela estraga muitas coisas, então precisamos repor o que perdemos e essa ajuda da prefeitura vai ser muito bem aproveitada por todos nós”, afirmou.
Calendário
O novo calendário de pagamento é dividido por bairros e pela inicial das letras dos beneficiários, contendo agências e datas de pagamento. A mudança ocorreu para que as famílias fiquem mais próximas de suas agências, garantindo melhor comodidade.
Texto – Jordana Santos/ Semasc
Fotos – Altemar Alcantara/ Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFgyJTg
Famílias afetadas pela cheia recebem guias de liberação do auxílio-aluguel Prefeitura Municipal de Manaus.