Últimas notícias
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam promoveu na manhã desta segunda-feira, 25, a abertura da ‘1ª Semana de ciência, tecnologia e inovação da Faculdade de Informação e Comunicação (1ª SCTI-FIC)’. O evento ocorreu no auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia (FT), no setor Norte do Campus, e contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores.
A mesa de abertura teve a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do diretor da FIC, Allan Rodrigues, e do professor Moisés Rockembach da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que proferiu a palestra de abertura do evento intitulada ‘Ética da Informação Digital’.
Com o objetivo de englobar uma série de ações que envolvem estudantes, técnicos-administrativos, professores, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, entre outros segmentos, para juntos dialogarem sobre a produção científica, tecnologia e inovação, arranjos criativos, rodas de conversas, participação em oficinas, jornadas e seminários. A partir dos campos Jornalístico, Relações Públicas, Arquivologia, e Biblioteconomia produzam um ambiente de recepção e ressonância dessas áreas na produção de conhecimentos e saberes, na formação de parcerias a fim de ampliar espaços de atuação qualificada e de referência em pesquisa científica a serviço da melhoria dos indicadores da qualidade de vida e do meio ambiente no Amazonas.
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que o evento aprofunda o conhecimento porque reúne áreas distintas. “O evento oferece o aprofundamento do conhecimento em áreas distintas. Isso amplia a oferta de informações aos estudantes, como também promove a produção da ciência. A presença do professor Moisés Rockembach da Universidade Federal do Rio Grande do Sul demonstra que do Monte Caburaí ao Chuí estamos unificados para melhorar a universidade pública”, destacou o reitor.
“Essa nossa 1ª Semana de ciência, tecnologia e inovação da FIC que começa hoje e se estende até a sexta-feira, dia 29, é um momento para discutir a ciência, a tecnologia e aprimorar o conhecimento com a comunidade acadêmica. O evento é o resulta do trabalho de várias pessoas com o objetivo de levar conhecimento aos participantes”, afirmou o diretor da FIC, Allan Rodrigues.
A estudante do curso de Jornalismo da Ufam, Victória Luíza Cavalcante, ressaltou a importância da Semana para ampliação do conhecimento na formação jornalística. “O evento é de extrema importância porque temos conteúdos mais regionalizados e isso contribui muito em nossa formação. Esse olhar para os saberes populares é importante na formação do profissional de jornalismo”, disse a estudante.