Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Expositores apresentam soluções para melhorar transporte público no país
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Expositores apresentam soluções para melhorar transporte público no país

16/09/2019
Compartilhar

Contents
DiagnósticoSoluções

Várias soluções para reduzir o preço das passagens de transportes públicos coletivos foram apresentadas em audiência pública nesta segunda-feira (16), na Comissão de Infraestrutura (CI). Os expositores sugeriram, principalmente, tornar mais caro o uso do transporte individual para estimular o uso do transporte público e financiá-lo.

No início da audiência, o autor do requerimento, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), explicou que o objetivo do debate era encontrar alternativas para reduzir o custo das passagens de transporte coletivo urbano. Segundo o senador, os reajustes sempre são feitos, mas a qualidade não melhora.

— O transporte público urbano é fundamental na vida das pessoas que dependem desse meio de locomoção e nós temos que criar alternativas, no sentido de dar ao transporte público uma melhor condição para que o cidadão se sinta valorizado e respeitado, e fazer com que se achem mecanismos de se reduzir o preço dessa tarifa. O que a gente observa é que, ano após ano, há necessidade de fazer reajuste em cima de uma planilha predefinida com números que vêm de encontro com essa equação, e cabe única e exclusivamente ao Executivo homologar ou não aquilo que está colocado à sua frente. A percepção que se tem é de que sempre se dá o aumento, mas a qualidade do serviço não acompanha — disse o senador.

O senador disse, ao final do debate, que pretende dar seguimento à discussão em outras audiências públicas para enfrentar o tema e propor ações antes do término de seu mandato no Senado.

Diagnóstico

Segundo o representante da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, o problema atual do transporte público é falta de investimento há quase 20 anos. Segundo ele, desde a década de 1990, a velocidade dos transportes públicos vem aumentando e o número de passageiros, diminuindo, pois usar o transporte coletivo deixou de ser atrativo para a população.

— A política adotada até hoje foi a política de incentivo ao transporte individual. O diesel subiu acima do preço da gasolina mais de 150% nos últimos 12 anos. Esse é o quadro que explica o porquê da crise que estamos passando. Deixou-se de fazer investimento no transporte público no Brasil — disse.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes, José Felinto, os ônibus, trens, metrôs apresentam, desde a origem, defeitos e vícios, além de não receberem os investimentos necessários. Ele citou como óbices ao bom funcionamento do transporte público a modelagem de concessões e permissões ultrapassadas e os problemas jurisdicionais.

— A modelagem institucional de concessões e permissões, na maioria dos casos, está ultrapassada tanto do lado dos poderes concedentes como dos usuários e empresários (…). Enfrentamos problemas jurisdicionais de competência entre os entes federados. Isso, em grande parte, são óbices e empecilhos jurídicos que amarram os investimentos e planejamento para um bom sistema integrado — afirmou.

Soluções

Entre as soluções para melhorar o transporte público coletivo expostas pelos participantes da reunião estão os recursos extra-tarifários, seja pela criação de um fundo específico ou de desoneração tributária para o setor, e a política de encarecimento do uso de transporte individual para aumentar a procura pelo transporte coletivo e o investimento no setor. Tudo isso ocasionaria a redução da tarifa desses meios de locomoção.

Segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, nos Estados Unidos, há cerca de seis anos, as cidades começaram a cobrar mais pelo uso do transporte individual e chegaram à gratuidade da tarifa de transporte coletivo urbano. Estacionamentos mais caros, gasolina mais cara e pedágios automáticos conseguiram financiar a gratuidade da tarifa dos meios coletivos de locomoção.

— Senhores, para a minha completa surpresa, eu entrei dentro de um ônibus, paguei um mico tremendo, porque eu fui direto ao motorista, com o dinheiro na mão, para pagar tarifa, perguntei ao motorista o quanto era e ele virou para mim e falou: “senhor, o transporte aqui é gratuito”. Senhores, os americanos estão cobrando o uso do automóvel e dando o transporte de graça, a meca da indústria automobilística! — relatou Carlos.

O técnico do Ipea fez uma simulação para a redução de 30% da tarifa do transporte coletivo no Brasil e concluiu que seria possível se se taxasse a gasolina em R$ 0,10, aumentasse 10% o IPVA e 9% o IPTU.

De acordo com o subchefe adjunto de Infraestrutura da Casa Civil, Gustavo Zarif Frayha, o modelo de investimentos precisa ser revisto. Ele disse acreditar que o país voltará a crescer e destinar recursos a projetos prioritários de transporte coletivo.

— Apesar de todas as dificuldades, uma série de projetos fundamentais para o país estão em andamento nos ministérios, com a participação da iniciativa privada e em ferrovias, portos, aeroportos e rodovias, por exemplo — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Infraestrutura, Senado Federal, Transporte
Redação Informe Manaus 16/09/2019 16/09/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus