Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Expoagro reúne produtores focados em negócios inovadores, regionais e ecologicamente sustentáveis
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Expoagro reúne produtores focados em negócios inovadores, regionais e ecologicamente sustentáveis

04/10/2019
WhatsApp Image 2019 10 03 at 19.40.36 1 500x333 1
Compartilhar

19:58 – 04/10/2019
FOTO: Bruno Zanardo / Secom
A Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) ganhou sua 41ª edição na última quinta-feira (03/10) reunindo produtores focados em negócios inovadores, regionais e ecologicamente sustentáveis. Após um hiato de seis anos, a exposição – que está na memória de muitos amazonenses – voltou a acontecer.
 O resgate da memória é especialidade do Seo José Guerreiro, de 70 anos. Natural de Parintins, ele lembra quando começou a usar ervas e plantas da Amazônia na confecção de produtos naturais. “O que me fez trabalhar com essas ervas foi a necessidade. Eu tenho uma família, e teve um dia que eu não tinha dinheiro para comprar um pão. O que eu fiz? Eu chamei meu filho e a gente montou um trabalho com as plantas amarradas ainda, não dessa maneira como está aqui, já tudo industrializado, tudo bonitinho”, conta Guerreiro.
Com dezenas de variedades de plantas medicinais, a Casa de Ervas Medicinais do Guerreiro já atravessou o país e hoje funciona com dois pontos de vendas no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Os produtos mais procurados, segundo ele, são para o tratamento da diabetes, além de andiroba e copaíba, insumos naturais da Amazônia. Durante esta edição da Expoagro, que encerra neste domingo (06/10), a família do empresário pretende comercializar pelo menos 90% dos produtos.
“Eu trabalho em uma comunidade em Parintins que se chama Santo Expedito, dá cinco horas de viagem. Lá eu tenho uma pequena indústria desses produtos que estão aqui. Lá tem pessoas que são qualificadas para fazer o trabalho da industrialização. Aí, levamos para Parintins, onde colocamos na lojinha. Além disso, eu também tenho um espaço no Mercado Municipal de Parintins”, explica Seo José Guerreiro.
Opção sustentável – Da zona rural de Manaus, três comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista se uniram para vender produtos regionais na Expoagro. Centenas de famílias produtoras de artesanato, comida e até produtos de beleza estão comercializando seus produtos através da Brenda Monique, de 18 anos.
“Estamos começando com projeto de reciclável, materiais e artes recicláveis e naturais, como madeira e cipós. Também temos os produtos naturais de beleza, como sabonetes, sabonetes líquidos, pomadas, xaropes e também as balas que são feitas com castanha e cupuaçu. É um projeto inicial que a gente tá fazendo para que as pessoas não extraiam madeira, nem vivam de roçado, destruindo a natureza, mas sim convivam e trabalhem com ela”, explicou Brenda.
É a primeira vez que o grupo está expondo em uma feira. Há poucos meses o projeto já teve impacto social e econômico para várias famílias da RDS Puranga Conquista, uma das reservas gerenciadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Comunitários que antes viviam da extração ilegal de madeira, hoje já conseguem visualizar uma opção sustentável de ganhar dinheiro.
“A nossa expectativa é que aumente mais a produção, as encomendas e que a gente possa expor o nosso material não só na nossa reserva, mas em toda Manaus e todo o Amazonas, porque aqui tem gente de todos os lugares”, destacou Brenda Monique.
Negócio de família – Outra estreante na Expoagro é a Farofa da Elma. Um negócio que nasceu em família há pelo menos quatro anos hoje é uma das grandes promessas do evento. De castanha, camarão, agridoce, o sabor da farinha é você que escolhe. Elma e Aline Magalhães, mãe e filha, se orgulham do negócio sustentável e totalmente orgânico que colocaram no mercado, sem uso de produtos industrializados.
 “É sensacional, é incrível, é muito bom para os negócios, para a vitrine do produto mesmo. A gente consegue expor, conversar com os clientes, fazer um estudo de mercado, identificar melhor quem é o nosso público e aumentar o networking, a gente consegue trocar muitos contatos que acabam se tornando negócios futuros. É muito bom”, afirma Aline Magalhães, filha da Elma e sócia no negócio da família.
 A dupla trabalha com dois tipos de farinha, mas afirma que uma é especial: a famosa farinha da Comunidade do Uarini, que vem direto para o negócio da família. Segundo elas, o orgulho de comercializar um produto indígena e sem qualquer processo industrial torna o empreendimento muito mais especial.
“O nosso negócio são as farofas saborizadas, nós somos pioneiras na produção e desenvolvimento de sabores de farofa. Estamos com nove sabores no mercado, inclusive, aqui na Expoagro, a gente está fazendo o lançamento do sabor de coco agridoce, que não existe em nenhuma outra empresa que trabalhe nesse segmento”, destaca Aline.
Expoagro – A 41ª Expoagro até domingo (06/10), na área externa do Centro Universitário Nilton Lins, das 8h às 22h, com entrada gratuita. O evento envolve agricultores, pecuaristas, pescadores, amantes da área e empresários do ramo, com atividades como seminários, palestras e cursos com temas relevantes para o segmento. A expectativa é que a feira movimento R$ 30 milhões e atraia um público de 350 mil pessoas nos quatro dias.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados agricultura, Amazonas, Diabetes, Economia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Parintins, Região Norte do Brasil, Uarini
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

FVS RCP Boletim Violencia Sexual contra criancas e adolescentes FOTO Aline Reis FVS RCP 1024x679 1
Governo do Amazonas

Faça Bonito 2025: FVS-RCP publica Panorama Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescente no Amazonas

20/05/2025
ADAF01 Granja Avicola
Governo do Amazonas

Influenza Aviária: Adaf emite orientações aos Responsáveis Técnicos de granjas do Amazonas

20/05/2025
cultura noite arabe foto divulgacao 2 1024x684 1
Governo do Amazonas

Teatro da Instalação apresenta espetáculo de dança do ventre em ‘Noite Árabe’

20/05/2025
SES Abertura Doacao Leite Foto Mauro Natojpeg 1024x683 1
Governo do Amazonas

SES-AM abre Campanha Nacional de Doação de Leite Humano e homenageia doadoras

20/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 20 at 140123 1024x682 1
Governo do Amazonas

Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas

20/05/2025
Mutirao do CAR Foto 3 20 05 2025 1024x683 1
Governo do Amazonas

Ipaam, Ministério do Meio Ambiente e PNUD levam Mutirão do Cadastro Ambiental Rural para Maués de 26 a 30 de maio

20/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus