Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta terça-feira-feira (23/4), o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) trouxe mais uma vez o tema “Saúde Pública” à tribuna. O parlamentar agradeceu à Presidência da Casa a indicação e a oportunidade de participar, na segunda-feira (22/04), da sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Saúde, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam.
“Para mim foi uma grande honra representar a Câmara Municipal de Manaus nesta sessão tão importante, que reuniu diversos representantes e autoridades do nosso Estado para debatermos a questão da saúde pública no Amazonas, onde pude compartilhar um pouco da minha visão e experiência como médico do SUS. Durante os debates, repeti o que venho sempre falando em meus pronunciamentos na tribuna da Câmara, que o SUS não saiu do papel, mesmo após 31 anos da sua regulamentação constitucional, devido aos seus fundamentos e diretrizes que ainda não foram 100% efetivados, como a integralidade e o acesso pleno dos cidadãos aos serviços oferecidos”, disse o vereador.
Dr. Ewerton, durante discurso, ontem na Aleam, pontuou alguns dos principais entraves do serviço público de saúde, como as falhas e burocracia do sistema de regulação (SisReg); a falta de UTIs, principalmente no interior do Estado; a quantidade de pessoas que esperam na fila para o transplante de rins; a importância da atenção básica em saúde; a falta de segurança nas unidades de saúde, na capital e interior; e do flagelo da corrupção, que desvia até 40% dos recursos da saúde.
Texto: Assessoria do vereador Ewerton Wanderley
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM