A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo foi tema do discurso do vereador Ewerton Wanderley, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (21/10), durante o pequeno expediente. O parlamentar destacou a realização do “Dia D”, realizado no último no último sábado (19/10), que promove a de mobilização nacional para estimular pessoas a se vacinar contra doenças, cujos casos vêm crescendo no País nos últimos meses. Além do combate ao sarampo, o objetivo é a prevenção de doenças como a poliomielite, rotavírus, doença meningocócica C, febre amarela, caxumba, rubéola, catapora e hepatite A.
“É fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. Não devemos negligenciar e deixar de ter cuidados com nossas crianças e jovens. Os pais devem entender a importância da vacinação, que não causa nenhum mal ou problema de saúde à criança”, esclareceu o vereador.
Ewerton Wanderley lembrou que o parágrafo 1º, do artigo 14, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
“Os pais que não vacinam seus filhos são negligentes e, portanto, devem ser responsabilizados pelas consequências dos seus atos. Se a criança vier a falecer em virtude de uma das doenças cobertas pela vacinação obrigatória, efetuada gratuitamente nos postos de saúde, pode caracterizar-se a morte por negligência.” afirmou.
Além das vacinas, durante todo o mês de outubro, as mulheres poderão fazer o exame preventivo Papanicolau (colpocitologia oncótica) em todas as unidades básicas de saúde da rede pública municipal.
A Campanha Nacional de Vacinação ocorre até no dia 25 de outubro, nesta primeira fase, devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para completar a imunização.
Texto: Assessoria do vereador Ewerton Wanderley
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM