Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Estudantes do Amazonas participam de Congresso Brasileiro de Química em João Pessoa
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Estudantes do Amazonas participam de Congresso Brasileiro de Química em João Pessoa

07/11/2019
WhatsApp Image 2019 11 06 at 17.01.04 375x500 1
Compartilhar

14:58 – 07/11/2019
FOTOS: Divulgação
Quatro alunos da Escola Estadual Ernesto Pinto Filho, localizada no conjunto Galileia, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, participam do 59º Congresso Brasileiro de Química, em João Pessoa, no estado da Paraíba. As atividades iniciaram na última terça-feira (05/11) e seguem até esta sexta-feira (08/11), e têm como propósito discutir pontos importantes do uso da Química na sociedade tecnológica.
Durante o evento, os estudantes participam de uma série de palestras e oficinas destacando a importância da química para a população. A estudante Vanessa Santos, do 1º ano do ensino médio, apresentou o projeto “Aprendendo a tabela periódica por meio de painel e telejornal”, que buscou elaborar atividades lúdicas para falar da Tabela Periódica de forma mais simplificada e objetiva.
A equipe escolheu o tema para homenagear os 150 anos da Tabela Periódica, comemorado em 2019. “Este ano foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Desenvolvemos o projeto com 35 alunos do turno noturno, através de exposição teórica do conteúdo, aplicação do jogo de tabuleiro sobre a tabela, confecção do painel da tabela, e finalizamos com a produção em vídeo do telejornal de comemoração dos 150 anos”, contou a estudante.
Ainda conforme Vanessa, o resultado foi bastante positivo já que os alunos compreenderam a parte teórica e aplicaram no desenvolvimento do trabalho. “Sem dúvida foi um grande aprendizado já que fomos nos tornando protagonistas do processo desde a primeira semana, quando realizamos a exposição do conteúdo e um teste em sala de aula, 70% dos alunos mostraram dificuldade. Já após o desenvolvimento do trabalho, 98% da turma obteve resultado positivo nas provas”, disse.
Feproquim – A Feira de Projetos de Química é parte da programação do Congresso Brasileiro de Química e tem por objetivo incentivar os estudantes do nível médio e técnico a desenvolver projetos de pesquisa experimentais, na área de Química, que contribuam para a compreensão dos fenômenos que envolvem conhecimentos científicos.
Durante a feira, Suelen Silva, Fernanda Pereira e Daniel Santos, do 3º ano do ensino médio, apresentaram o projeto intitulado “Utilização da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta facilitadora para o ensino de substâncias orgânicas”, que tem como objetivo apresentar e explicar as funções orgânicas, moléculas e nomenclatura de forma lúdica e interativa.
Durante a Feproquim, os alunos apresentam o resultado de suas pesquisas em forma de maquetes e pôsteres. Esses estudantes passam a concorrer com instituições e alunos de todo o Brasil para receber uma premiação ao final do evento.
A estudante Fernanda Pereira, relata que o grupo resolveu escolher este tema visto a grande contribuição para o ensino atual. “Apesar de a tecnologia da Realidade Aumentada não ser nova, o seu potencial para a educação está apenas começando a ser explorada. Dessa forma, a interação do mundo real com o mundo virtual pode trazer experiências mais reais dentro de sala de aula, aumentar a atenção e a motivação dos alunos”, enfatizou.
De acordo com a professora orientadora professora Ana Caroline Duarte, entre todas as escolas selecionadas, a instituição é a única da rede estadual que participa do Congresso. “Vale salientar que das escolas que participaram, fomos a única estadual. Estamos disputando com Instituto Federal e escolas particulares, o que pra gente é um grande orgulho, poder representar a secretaria de estado num evento tão importante para a sociedade”, comenta.
A professora destaca, ainda, o estímulo causado à comunidade escolar com a ida dos alunos ao Congresso. “A participação desses alunos nesse evento foi de grande importância tanto para a escola quanto para a comunidade, pois possibilita aos alunos a vivenciar oportunidades e ter experiência fora do ambiente e escola, mostrando que são capazes de produzirem ciência”, salienta.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado da Paraíba, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Realidade aumentada, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Tecnologia, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM Flagrante Entorpecentes Divulgac807 a771 o Detran AM 2
Governo do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização flagra condutor com entorpecentes e cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro, na zona norte de Manaus

07/06/2025
SEPROR PALESTRAS NA ECO AMAZONIA FOTO RUY NERY SEPROR 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

07/06/2025
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas

07/06/2025
Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus