A Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CASDPI) promove na quinta-feira (26) audiência pública interativa sobre gerontecnologia. A área de conhecimento multidisciplinar engloba pesquisa, desenvolvimento e aplicação de inovações tecnológicas voltadas aos idosos.
Foram convidados para a audiência Carla Santana, presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia; Jorge Felix, pesquisador do Centro de Estudos da Economia da Longevidade; Wilson Pedro, professor da Universidade Federal de São Carlos; e representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O requerimento para o debate é do presidente da subcomissão, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ele lembra que a gerontecnologia tem como objetivo “proporcionar boa saúde, independência pessoal, conforto e segurança” aos idosos. “O Brasil precisa avançar nas políticas públicas. Por isso, a audiência deve debater as mais recentes conquistas tecnológicas para a pessoa idosa, o problema do acesso da cidadania carente às tecnologias de alto custo e o advento de tecnologias baratas e alternativas”, argumenta.
A CASDPI é vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Instalada em maio deste ano, a subcomissão deve propor iniciativas para promoção e defesa dos direitos e da inclusão da pessoa idosa, além de fiscalizar e acompanhar programas governamentais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)