15:13 – 21/11/2019
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência da Negra tem anualmente se firmado na rede estadual de ensino como uma data de grande relevância para os estudantes. Em 2019, as instituições da rede estadual prepararam uma vasta programação que se encerra nesta sexta-feira (22/11), com o intuito de conscientizar os estudantes população sobre a contribuição da cultura negra para a construção da sociedade brasileira.
Com isso quatro instituições deverão dedicar o dia para debater sobre a data. Uma destas é a Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, no bairro São José Operário, zona leste, que realizará apresentações culturais, a fim de contar a história do povo negro no Brasil.
A Escola Estadual Isaac Benzecry, realiza, nesta sexta-feira, no turno vespertino, a VIII Semana da Consciência Negra, com o tema: Identidade afrodescendente na América Latina. A programação conta com apresentação de paródias com a temática, desfile com figurino típico de cada país selecionado, degustação de pratos típicos, apresentação cultural (dança).
As atividades na instituição iniciaram nesta quinta-feira (21/11) com a apresentação de painéis, brasões, bandeiras, montagem de quebra cabeças e identificação dos países latino americanos.
Ainda pela tarde, a partir das 14h, a Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro, localizada na rua Polivalente, no Japiim I, zona oeste de Manaus, realiza outra atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra. Neste evento, serão montados stands onde as turmas do ensino médio apresentam um pouco da influência e cultura africana no Brasil e em outros países da América e Europa. O objetivo é aproximar nossos estudantes dessa diversidade cultural e permitir que tenham um olhar diferenciado em relação a elas, assim combatendo o preconceito.
Finalizando a programação, a Escola Estadual Vasco Vasques, localizada na rua Nova Esperança, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, promove nos turnos matutino e vespertino, a culminância da Consciência Negra, com o tema: A trajetória do Negro no Brasil: da chegada a contemporaneidade.
[embedded content]