Equipe de handebol juvenil da EE Senador João Bosco, de Parintins, conquistou medalha de prata na disputa; grupo competiu com outros oito times do Brasil, em Palmas
Alunos da Escola Estadual Senador João Bosco, localizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), conquistaram a medalha de prata na etapa Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), em Palmas (TO), na modalidade handebol juvenil. As partidas aconteceram entre os dias 11 e 15 de setembro. Ao todo, o time de handebol da escola competiu com oito equipes na etapa Regional Verde: Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Distrito Federal e a campeã Mato Grosso.
Com este resultado, a equipe conquistou vaga para a Etapa Nacional da disputa, que acontecerá entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC). Na cidade catarinense, os amazonenses duelarão contra outras 11 equipes do Brasil pelo título nacional, que garantirá vaga para os Jogos Escolares Sul-Americanos, em dezembro, no Chile.
Para o professor de Educação Física da unidade de Parintins e técnico do time de handebol, Márcio Santos, o objetivo do grupo foi conquistado: voltar a levar o Amazonas para uma disputa nacional. “Há muito tempo não conquistávamos isso. Agora, levaremos não apenas a nossa cidade para a Etapa Nacional, mas também o nosso estado. Tenho certeza de que esses alunos servirão de incentivo para que outros jovens possam abraçar o esporte”, afirmou Márcio.
Com dois meses para se prepararem para a próxima fase, o professor focará principalmente na parte física dos atletas. “Esses meses servirão para aprimorarmos nossa parte física, então, teremos treinamentos muito intensos. Quero levá-los para academia e natação, para fazer um fortalecimento muscular. Sabemos que as equipes do Sul são bastante altas, mas no que diz respeito a habilidade e conhecimento, estamos iguais. Vamos em busca do ouro”, concluiu o técnico.
Expectativa – Integrante do time vice-campeão em Palmas, Cauã Barbosa, de 16 anos, revelou estar orgulhoso do desempenho do grupo na etapa Regional Verde. “Estou ansioso pela oportunidade de representar, novamente, minha cidade e meu estado em uma competição, desta vez em nível nacional. Tenho certeza de que será uma etapa bastante disputada, mas estou confiante. Queremos mostrar que nós, daqui, somos tão bons quanto os atletas das outras regiões do país”, completou Cauã.
Com o resultado, o estudante Rian dos Santos, 16, espera servir de exemplo para outros atletas do Amazonas. “Muitos jovens daqui sonham em participar e vencer competições nacionais, e nós mostramos que isso é possível. Basta correr atrás, ter foco e nunca desistir que, um dia, vai dar certo. Agora, vamos retornar a Parintins e dar início a nossa preparação. Já vimos como é disputar uma etapa fora do Amazonas, vamos treinar e estudar [os rivais] bastante”, finalizou.