Atualmente os Farmacêuticos concursados na rede pública trabalham 20 horas por semana, com salários de R$ 7 mil. Essa é de fato uma experiência exitosa de valorização profissional, concretizada a partir da mobilização das entidades farmacêuticas e de farmacêuticos em cargos estratégicos, nesse caso, o vereador pelo PSB, em Manaus (AM), Marcelo Serafim.
Na quinta-feira (22/8), o vereador fez uma visita de cortesia ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), para “expor o que está acontecendo de bom dentro da categoria farmacêutica”, em sua cidade. “É algo que a gente não vê no resto do Brasil, então a cidade de Manaus é um exemplo a ser seguido”, comentou.
Segundo o vereador, que é farmacêutico, recentemente a capital amazonense atualizou o plano de cargos, carreiras e salários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com a abertura de inúmeras vagas para a categoria. “Nós seremos em Manaus quase 5% do quadro de funcionários da SEMSA, todos farmacêuticos. É uma evolução que a gente quer propagar para todo o Brasil. A categoria farmacêutica precisa se mobilizar, os nossos conselhos regionais precisam atuar da forma como o CRF-AM está atuando, com o apoio do CFF, nas fiscalizações, para que a gente possa abrir vagas para o colega farmacêutico”, acrescentou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus têm, em seus quadros, 168 vagas de farmacêuticos, 110 estão ocupadas e 58 serão preenchidas no próximo concurso. As vagas de farmacêuticos bioquímicos somam 261 (231 ocupadas e 30 ainda vagas). Para as atividades de fiscalização, são 19 vagas (11 ocupadas e 8 abertas). “Há ainda, cargos de farmacêuticos auditores e um cargo que poucas cidades ou talvez até nenhuma cidade tenha, que é o de farmacêutico citologista. Quando eu era deputado, na discussão da lei do Ato Médico, tivemos um trabalho enorme na Câmara para impedir que a Citologia se tornasse área privativa dos médicos. Dez anos depois, eu como farmacêutico e vereador em Manaus consegui criar o cargo de citologista, e cinco vagas serão oferecidas no próximo concurso.”
O vereador atribui parte da responsabilidade por essa conquista à conselheira federal de Farmácia suplente pelo estado do Amazonas, Karla Lopes Elias, atuante na área. “Foi uma pessoa que sempre me passou todas as orientações possíveis para que pudéssemos conquistar mais esse espaço para a categoria.”
Marcelo Serafim foi recebido no CFF pelo presidente do conselho, Walter da Silva Jorge João, e pelos conselheiros federais de Farmácia Bráulio César de Sousa (PE), Marcos Aurélio Ferreira da Silva (AM) e Alex Sandro Rodrigues Baiense (RJ). O conselheiro do Rio de Janeiro destacou a importância do trabalho realizado pelo vereador.
“A profissão farmacêutica é uma profissão milenar, e desconheço alguma outra que seja tão reconhecida pela sociedade e tão altruísta como a nossa. Apesar disso, ainda há entre nós setores que não reconhecem a necessidade de ocuparmos espaços políticos. O seu trabalho mostra com clareza o quanto é importante mudar essa cultura”, comentou, em referência à atuação do parlamentar.
Para o presidente do CFF, o exemplo da capital amazonense é, sem dúvida, um exemplo a ser copiado. Ele lembrou que o CFF tem investido na capacitação dos profissionais que atuam no SUS e procurado estimular a implantação dos serviços voltados ao provimento do cuidado farmacêutico às pessoas, às famílias e às comunidades. Um dos projetos desenvolvidos pelo CFF com este objetivo é o do Cuidado Farmacêutico no SUS, por meio do qual foram capacitados 1,5 mil farmacêuticos de todas as regiões do país. “O vereador tem o nosso reconhecimento e agradecimentos pelo trabalho que tem realizado visando a garantir a inserção do farmacêutico na rede pública de Manaus.”
Texto e foto: Assessoria do vereador