Em Tabatinga, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem realizado diversas ações em prol do fortalecimento do setor primário. Entre as atividades em destaque estão os eventos para a difusão do Plano Safra 2019/2022, no município.
Somente na última semana, mais de 140 agricultores familiares e produtores rurais participaram de reuniões sobre as ações de assistência técnica ao produtor que são prioridades adotadas pelo Governo do Estado e que visam o crescimento sustentável do agronegócio na região.
Estão inclusos entre as ações específicas do Plano Safra 2019/2022, os 21 projetos prioritários elaborados pelo Idam para o fortalecimento das cadeias produtivas agropecuárias, florestais e pesqueiras. Os projetos serão executados em diversos municípios do Estado e em Tabatinga. As cadeias produtivas da madeira, avicultura e mandioca serão incentivadas por meio de políticas públicas disponíveis para o setor, que vão desde o acesso ao crédito rural, assistência técnica continuada e apoio à comercialização.
De acordo com a gerente do Idam/Tabatinga, Tainah Bruna, o objetivo dessas ações é compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridos durante o último Encontro de Gerentes do Idam, que ocorreu entre os dias 15 e 20 de julho.
“Durante as atividades realizadas pelo Idam conseguimos atender agricultores e produtores rurais das comunidades Novo Paraíso, Novo Progresso, São João e área próximas a sede do município, onde foram apresentadas as ações do Plano Safra, os projetos prioritários que serão executados no município, como também as políticas públicas e os recursos disponíveis para o setor”, destacou a gerente.
Feira do Agricultor Familiar – Para apoiar a comercialização de produtos da agricultura familiar, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Idam, disponibilizou uma estrutura para realização de feira itinerante, que acontece mensalmente em pontos estratégicos do município.
O projeto está em fase inicial e pretende envolver um número ainda maior de famílias rurais da região. Entre os produtos comercializados na feira estão a banana, macaxeira, amendoim, café, hibisco, tapioca, goma, farinha, peixes, hortaliças, artesanatos, entre outros.
Durante a segunda edição da feira, que aconteceu no último sábado (27/07), foram entregues 20 quilos de sementes de feijão aos agricultores que comercializaram produtos no evento.